Plenário

Projeto inclui 21 de junho como Dia do Yoga em Porto Alegre

Movimentação de plenário. 
Na foto: Vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação no legislativo municipal o projeto de lei nº 151/16, de autoria do vereador Marcio Bins Ely (PDT), que inclui a efeméride Dia do Yoga em 21 de junho no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. “Com o objetivo de chamar a atenção para essa prática que contribui sobremaneira para o desenvolvimento da qualidade de vida dos cidadãos" da Capital, o projeto quer homenagear o exercício ancestral, nascido na Índia, que promove a ampliação da consciência e da espiritualidade buscando uma melhora na saúde individual e um desenvolvimento da saúde global.

Em 2014, em assembleia geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), foi oficializado o dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga, com votos de 175 nações. A data foi escolhida porque nela foi realizada a primeira transmissão do conhecimento sobre a prática, além de marcar o início do solstício de verão no hemisfério norte, que possui um significado especial em diversas partes do mundo.

Bins Ely reconhece que "a saúde global é um objetivo a ser desenvolvido em longo prazo e requer a cooperação internacional por meio do intercâmbio de melhores práticas que visem a construção de um melhor estilo de vida”. Sendo assim, a data em Porto Alegre poderia “ajudar indivíduos a fazerem escolhas mais saudáveis e seguirem padrões de vida que promovam a boa saúde”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)