PLENÁRIO

Projeto libera pistas de skate para prática de outros esportes radicais

Skate. Pista. Usuários. Bicicleta. Convivência. Orla.
Skate. Pista. Usuários. Bicicleta. Convivência. Orla. (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei, de autoria do vereador Leonel Radde (PT), que libera as pistas públicas de skate para a prática de outras modalidades de esportes radicais de pista. Conforme a proposta, consideram-se esportes radicais de pista as modalidades com alto grau de risco físico, praticados em pista street, bowl ou pump track, tais como skate, bicicross (BMX, na sigla em inglês) e todas as vertentes do ciclismo, patins, patinete, e cadeira de rodas.

Por outro lado, o projeto veda a utilização de veículo sobre rodas elétrico ou motorizado nas pistas de esportes radicais. O texto aponta ainda que o uso exclusivo das referidas pistas para uma única modalidade só será permitido em caso de competição ou evento previamente agendados e devidamente autorizados pelo Executivo Municipal, em horário de treinamento de atletas profissionais de alto rendimento, ou quando a demanda das pistas superar a capacidade de atendimento, caso em que o uso exclusivo para cada modalidade deverá ser estipulado por faixa de horários.

De acordo com o autor da proposição, atualmente, a legislação municipal indica a utilização das chamadas pistas de skate apenas por atletas que praticam os esportes utilizando o skate, permanecendo não incluídos os atletas de longboard, roller, quad, BMX freestyle e assemelhados. “O fato é que não existem prejuízos ou limitações, em termos de disposição e organização da pista e dos equipamentos a esses demais atletas, é apenas a legislação que torna a pista ‘exclusiva’ aos atletas do skate”, argumenta Radde.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)