Segurança

Projeto prevê videomonitoramento do transporte coletivo

  • Parada de ônibus
    Proposta visa combater insegurança em ônibus e lotações (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto: Vereador Oliboni.
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) é o proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT) prevendo a instalação gradativa de serviços de videomonitoramento e rastreamento por GPS na frota do transporte coletivo da cidade. Na exposição de motivos, Oliboni ressalta a escalada crescente da violência urbana em Porto Alegre. Ele acrescenta que a insegurança disseminada atinge os ônibus e as lotações, “ocasionando perigo iminente à população”. De acordo com o texto do projeto, a criminalidade ocorre na alçada dos pequenos delitos até os atentados contra a vida e agressões contra passageiros, cobradores e motoristas.

“Estamos, na verdade, buscando estabelecer um investimento na vida das pessoas e o aumento dos usuários a partir da qualificação dos veículos e da oferta de segurança para a minoração de perdas financeiras por parte das operadoras, coibindo a prática de assaltos e violência a que, atualmente, todo o transporte coletivo e seletivo está exposto”, defende o vereador. 

Oliboni explica que as frotas de São Paulo, Vitória, Rio de Janeiro e Salvador já possuem coletivos monitorados por sistema remoto, de modo a aumentar a qualidade da segurança de quem precisa do modal. Na sua convicção, Porto Alegre deve aderir também à tecnologia como forma de diminuir os delitos dessa natureza.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)