Plenário

Proposta concede Comenda Porto do Sol à Unisinos

  • Jardins verticais no Campus Porto Alegre da Unisinos.
    Campus Unisinos em Porto Alegre possui 55 mil metros quadrados (Foto: Rodrigo W. Blum/Divulgação Unisinos)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Valter Nagelstein.
    Vereador Valter Nagelstein (MDB) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução, de autoria do vereador Valter Nagelstein (MDB), que concede a Comenda Porto do Sol à Associação Antônio Vieira, conhecida como Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pela implantação do Campus Porto Alegre.

“A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) está concebida, desde sua origem, como um polo de investigação científica e tecnológica e de educação contínua (por toda a vida), orientada por uma perspectiva transdisciplinar, de promoção da cultura e de participação e contribuição para o desenvolvimento regional, com responsabilidade socioambiental e compromisso com a sustentabilidade econômico-financeira”, escreve Nagelstein. “A Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas) segue, com o Campus de Porto Alegre, iniciativa coerente com o seu papel histórico: a educação como valor fundamental da sociedade.”

Sobre o campus, Valter Nagelstein afirma: “O Campus Unisinos Porto Alegre é um empreendimento que reafirma o comprometimento jesuíta com a educação e a cultura no Brasil e no Rio Grande do Sul. É um espaço educacional inovador".

O Campus Unisinos pretende abrigar 8 mil alunos nos níveis de graduação, mestrado e doutorado, possui 55 mil metros quadrados, constituídos de torre educacional, teatro, Espaço Unisinos e estacionamentos, e representa um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões. A torre educacional tem 8 andares. O teatro tem capacidade de 474 lugares para realização de atividades acadêmicas e culturais. O Espaço Unisinos é um centro de convivência e conveniência, com oferta de serviços para o público acadêmico e externo. Esse complexo também conta com o prédio de laboratórios, e interligação entre estes dois espaços pela passarela instalada pela Unisinos sobre a Avenida Nilo Peçanha.

Segundo Nagelstein, “a atuação da Unisinos em Porto Alegre é marcada pela diversidade de seu portfólio de cursos presenciais e a distância e, também, por sua participação na aliança pela inovação de Porto Alegre", constituída pelas universidades Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Unisinos, "no Pacto para a Inovação da cidade de Porto Alegre, que representa um projeto dos gaúchos do presente para os gaúchos do futuro”.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:jesuítacampusAssociação Antônio VieiraUnisinos