Plenário

Proposta homenagem da Câmara à ONG Doutorzinhos

Vereador Dr. Humberto Goulart na tribuna do plenário
Vereador Dr. Goulart (PTB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Resolução nº 047/16, de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB), que concede o Diploma de Honra ao Mérito à Organização Não-Governamental Doutorzinhos, que atua nos hospitais da cidade de forma voluntária, encenando pequenos esquetes caracterizados de palhaços, visando utilizar a arte cênica como forma de auxílio na recuperação terapêutica dos pacientes.

“A missão da ONG Doutorzinhos é contagiar pacientes, acompanhantes e equipe multidisciplinar com doses de amor, carinho e alegria, por meio da figura do palhaço, transformando o ambiente hospitalar em um lugar mais alegre e contribuindo positivamente para a humanização dos hospitais e bem-estar de todos os envolvidos”, afirma o vereador. A organização conta, atualmente, com 54 voluntários, que, em duplas, visitam semanalmente, durante três horas, uma das instituições atendidas.

Ainda conforme Goulart, “os Doutorzinhos deixam como herança, a cada visita, as cores do amor, a alegria do sorriso, o exemplo de sua dedicação e lágrimas de emoção”. Segundo o autor do projeto, “os profissionais da saúde relatam diminuição do estresse e da ansiedade no ambiente de trabalho e uma melhora significativa na imagem deles frente aos pacientes”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)