Plenário

Proposto o título de Cidadão ao produtor Ayrton dos Anjos

Vereador João Bosco Vaz
Vereador João Bosco Vaz (PDT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT) que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao produtor musical Ayrton dos Anjos. Nascido e criado em Porto Alegre, Ayrton dos Anjos nasceu em 29 de outubro de 1964.

Ayrton criou o projeto do Programa Galpão Crioulo e lançou artistas dos mais variados estilos musicais, tais como Nico e Neto Fagundes, Os Serranos, Luis Carlos Borges, Elton Saldanha, Luiz Marenco, João de Almeida Neto, Berenice Azambuja, Rui Biriva, Os Monarcas, Renato Borghetti (estes de música regional), além de bandas como Se Ativa, Vera Loca, Chimarruts e Fresno.

Defensor dos Festivais de Música, tradicionais no Rio Grande do Sul, Ayrton dos Anjos foi o primeiro a incentivar o movimento, participando das Califórnias da Canção Nativa, até as suas recentes edições, sendo o produtor do maior número de discos. Ayrton é produtor e diretor do projeto O Grande Encontro – A Música dos Gaúchos/Os Sucessos dos Festivais –, que já está em sua 6ª edição.

Recebeu, em 1987, o Troféu Villa-Lobos, concedido ao melhor produtor regional do Brasil da Associação Brasileira de Produtores Fonográficos. Ayrton também recebeu do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore o troféu Destaque da Década e, de um grupo de artistas gaúchos, recebeu o Troféu Gaúcho 2000. Em 2004 recebeu o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa, por seu empenho determinante no festival, 4 Troféus Açoriano de Música, Troféu Acorde Brasileiro-SESC RS, Troféu Guri-RBS, Troféu Festa Nacional da Música 2007 (homenageado), Açorianos de Música como melhor Espetáculo do Ano para o Grande Encontro em 2013, entre muitos outros troféus e homenagens de vários setores musicais do RS.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)