Proteção Animal

Vereador propõe Guarda Municipal para proteção animal

Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto: Vereador Rodrigo Maroni
Vereador propõe Guarda Municipal para proteção animal (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
Projeto do vereador Rodrigo Maroni, em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre, abre o debate sobre a criação de Guarda Municipal Especializada em Proteção aos Animais. Maroni afirma ser uma necessidade diante do “tratamento cruel que recebem os animais em nossa cidade”. Dessa forma, entende o vereador, “são necessários órgãos especiais que os protejam, bem como investiguem e coíbam crimes e maus-tratos que contra esses forem praticados”.

Pela proposta, a Guarda Municipal Especializada em Proteção aos Animais atuará em casos de violência, abandono, espancamento, mutilação, envenenamento, acorrentamento, transporte indevido e criminoso, entre “tantas outras crueldades de que se toma conhecimento todos os dias”, explica o parlamentar. A composição dessa Guarda será feita por seis agentes do efetivo da Guarda Municipal do Município de Porto Alegre, especialmente designados e setorizados para a função.