Semana do Índio

Questão indígena no RS será tema de seminário

Fachada CMPA Foto: Elson Sempé Pedroso
Fachada CMPA Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) promoverão, nesta quarta-feira (25/4), às 19 horas, no Plenário Ana Terra da Câmara, o seminário A Questão Indígena no Rio Grande do Sul. A inscrição é gratuita. Haverá painéis com representantes do Conselho Indigenista Missionário, da Fundação Nacional do Índio no RS (Funai/RS), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério Público Federal, da SMDHSU e de comunidades indígenas.

O seminário faz parte da programação da Semana do Índio, que, na Câmara, inclui ainda a exposição A História da Política Indigenista no Brasil. A visitação da mostra vai até 30 de maio no Salão Adel Carvalho, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, nas sextas-feiras. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4187.
 
Programação

19h – Abertura, com a vereadora Maria Celeste, presidenta da Câmara Municipal

19h15min - Quem são e como vivem os índios do RS?, com Roberto Liedgott, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

19h30min - Políticas públicas para a questão indígena: um dever de Estado, com Waldecir Dysarz, administrador executivo regional substituto da Fundação Nacional do Índio no RS (Funai-RS)

19h45min - Direitos indígenas, com Marcelo Beckhausen, procurador do Ministério Público Federal

20h - Saúde indígena no Rio Grande do Sul, com Luiz Carlos Machado Moreira, coordenador regional substituto de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e Maria Rosângela da Silva, assessora da Funasa para Questões da Saúde Indígena

20h15min - A questão indígena no município de Porto Alegre, com Ana Freitas, antropóloga da SMDHSU

20h30min - As Comunidades Indígenas de Porto Alegre, com Dorvalino Cardoso, professor especialista em cultura caingangue, e os caciques Cirilo Morínico (reserva guarani da Lomba do Pinheiro), Mari Acuab (Charruas) e Claudir da Silva (reserva caingangue da Lomba do Pinheiro)

21h - Debates, encaminhamentos e encerramento

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)