Plenário

Rejeitado o veto total a projeto sobre mídia externa

Votação do projeto de lei que regulamenta os aplicativos no transporte de passageiros em Porto Alegre. Na foto, vereador Reginaldo Pujol, líder do governo.
Vereador Reginaldo Pujol (DEM), autor do projeto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou, nesta quinta-feira (8/12), o veto total ao projeto de lei do vereador Reginaldo Pujol (DEM) que tinha por finalidade regrar, de forma mais clara, a utilização de equipamentos de mídia - para divulgação publicitária - dispostos na cidade, como painéis, placas e tabuletas. A proposta alterava diversas especificações técnicas da lei municipal nº 8.279, de 20 de janeiro de 1999, que disciplina o uso do Mobiliário Urbano e de Veículos Publicitários. O prefeito José Fortunati justificava o veto alegando "questões de inconstitucionalidade, organicidade e de interesse público".

Conforme Pujol, o aprimoramento da atual legislação por meio da proposta visava a ajustar as situações de fato ao texto legal, com isso propiciando um processo de licenciamento mais ágil. Como consequência imediata haveria a ordenação da paisagem urbana "de forma mais precisa e harmônica com o visual da cidade que queremos”.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)