Homenagem

Rua no Campo Novo se chamará Nilo Feijó

O vereador Delegado Cleiton protocolou, nesta terça-feira (18/10), o projeto de lei que denomina Rua Nilo Alberto Feijó um logradouro no bairro Campo Novo, na Zona Sul de Porto Alegre.

Nilo Feijó morreu em janeiro deste ano.
Nilo Feijó morreu em janeiro deste ano.

Ícone da cultura afro-gaúcha, Seu Nilo, como era conhecido, nasceu em 21 de junho de 1933, em Porto Alegre, e morreu em 5 de janeiro deste ano. Deixou três filhos: Nilo Alberto, Paulo Ricardo e Ana Lúcia.

Foi compositor de sambas de enredo e marchas de carnaval, tendo entre suas composições temas de escolas samba, tribos, entidades e agremiações como a Acadêmicos da Orgia, Imperadores do Samba, Trevo de Ouro, Embaixadores do Ritmo, Tupinambás. Também atuou como jurado dos desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre, produtor musical e diretor de harmonia. Era ainda bancário aposentado da Caixa Federal.

À época de sua morte, era Presidente da Associação Satélite Prontidão, entidade centenária criada em 1902 por ex-escravos, da qual fez parte por mais de duas décadas. Presidiu também o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul – Codene e foi membro do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro de Porto Alegre.

Texto: Isabela Soares