Sandra Virgínia Scheid transforma o lixo em arte
Material odontológico, adesivos coloridos de fraldas, colheres de leite em pó, tampas de garrafas, calotas, rodas de carrinhos de brincar. Sucata vira matéria-prima para Sandra Virgínia Scheid, que apresenta a exposição TransformAr-Te até 11 de junho no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente (30 de maio a 5 de junho).
Sandra transforma o lixo em arte para propor uma reflexão sobre a importância do consumo racional, da reutilização das coisas, da reciclagem, do respeito ao planeta. A ideia da exposição, segundo a artista, nasceu com a gestação de uma criança. "Ao ver a quantidade de fraldas descartáveis utilizadas e jogadas fora, veio o despertar de um redirecionamento para aquilo que ninguém quer ver e que, provavelmente, não tem um descarte adequado", afirma. "Foi aí que surgiu o primeiro quadro feito com fralda descartável."
Para a artista, fazer arte com sucata também é uma forma de terapia, de "reciclagem" pessoal. "É no reaproveitamento de coisas que não se quer mais e que nem sempre conseguimos descartar que poderemos rearranjar a vida e dar um novo sentido a ela", frisa. "Vaso quebrado não cola mais, mas é possível recolher os cacos desse coração - quer dizer, desse vaso - e fazer um mais bonito e brilhante."
Dentista e autodidata em artes, Sandra vive e trabalha em Porto Alegre. Expôs pela primeira vez em 2004 no município de Três Passos (RS), onde nasceu. Na Capital, realizou exposições na Escola Construindo o Saber, no Bourbon Country, na Pucrs, no Banco Real e no Banrisul. Ministrou palestras sobre arte com sucata na inauguração da Secretaria da Mulher de Três Passos, na Escola Construindo o Saber, na Acadepol e para escolas da rede municipal e representantes de prefeituras.
A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, na sexta-feira (até 15 horas no último dia). A entrada é franca. No feriado de 3 de junho, não haverá visitação. Informações no setor de exposições do Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br ou com Sandra: 3333-4504 e 9836-8873, e-mail sandravirginiascheid@gmail.com
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Ouça:
Arte em sucata em exposição no T Cutlural Tereza Franco