Cultura

Sarau e exposições celebram o Dia da Mulher

Nísia Floresta Foto: Arquivo Memorial/CMPA
Nísia Floresta Foto: Arquivo Memorial/CMPA

Exposições e sarau com a cantora Angélica Rizzi e poetas do Partenon Literário estão programados para a Semana em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Promovido pela seção de Memorial, o evento começou nesta sexta-feira (4/3) e se estende até o dia 11 na Casa. Nesse período, o Legislativo da Capital promove, como parceiro, atrações também em Caxias do Sul, Caçapava do Sul e Jaguarão. O sarau está marcado para as 14 horas do dia 10 no Teatro Glênio Peres da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), com entrada franca.

Três mostras com temática de gênero podem ser visitadas no Legislativo da Capital. Na Galeria Clébio Sória, térreo, está montada, até dia 11, Centenário de Julieta Battistioli (1907-2007), sobre a primeira vereadora de Porto Alegre. Concebida pelo Memorial da Casa, a exposição reúne 10 painéis de fotos e textos. O T Cultural Tereza Franco, no 2º piso, recebe Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente de seu Tempo. São 16 painéis criados pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil que contam a história da escritora, educadora e precursora dos ideais feministas no Brasil. Nísia (1810-1885) nasceu no Rio Grande do Norte, mas viveu também em Porto Alegre. Às 14 horas de quarta-feira (9/3), será inaugurada a exposição Poetisas do Brasil.

No Interior

Nesta Semana da Mulher, três municípios do Interior vão exibir exposições itinerantes emprestadas pelo Memorial da Câmara de Porto Alegre. Até 18 de março, a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul apresentará História do Trabalho da Mulher. Na Câmara Municipal de Caçapava do Sul, estará montada Centenário de 8 de Março (até 11/3). A vida da historiadora Sandra Jathahy Pesavento é o tema da mostra que poderá ser visitada na Secretaria Municipal de Cultura de Jaguarão até 15 de março. Todos os eventos têm entrada franca. Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)