Comissões

Secretária promete trabalho compartilhado com a Cece

Cleci anunciou linha direta com a Cece  Foto: Bruno Todeschini
Cleci anunciou linha direta com a Cece Foto: Bruno Todeschini

 A secretária municipal de Educação (Smed), Cleci Maria Jurach, esteve na manhã desta terça-feira (10/2) na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Disse que compareceu ao Legislativo em respeito aos vereadores e à Casa, que inicia uma nova legislatura em 2009. “Venho compartilhar esperanças de que, nesses quatro anos, possamos fazer um trabalho voltado à qualidade da educação em Porto Alegre”, enfatizou.

Na oportunidade, Cleci apresentou sua equipe de trabalho que, segundo informou, deverá acompanhar o andamento dos assuntos da Cece. “Pretendemos manter uma linha direta com essa comissão para que, sempre que necessário, possamos nos reportar a esta Casa e colocar nossas problemáticas”, afirmou. A secretária ainda informou demandas que vêm sendo tratadas pela Smed e dificuldades enfrentadas pela secretaria em função da falta de recursos. Acompanharam Cleci funcionários das áreas administrativa, jurídica e de imprensa da secretaria.

 O vereador DJ Cassiá (PTB), que preside a Cece, agradeceu a deferência da secretária em vir até a Casa, salientando que a presença dela e de sua equipe enriquece e engrandece as demandas da comissão. “Ficamos muito honrados e garanto que manteremos um canal direto com a Smed”, prometeu o parlamentar.

 Para a vice-presidente da Cece, vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), a presença da secretária demonstra a disposição em manter uma relação aberta com a Câmara e a comissão. Elogiou a secretária por ter incluído vagas para bibliotecários no último concurso da prefeitura. “Peço que coloques esses profissionais nas escolas, pois entendo que irão colaborar para a qualidade do ensino em Porto Alegre”, pediu. Fernanda solicitou ainda à secretária atenção à lei da deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB) que trata dos estagiários.

 Tarciso Flecha Negra (PDT), que, segundo informou, trabalha há oito anos desenvolvendo atividades esportivas nas comunidades carentes, pediu à secretária atenção aos jovens com idades entre sete e 14 anos. “O esporte e só um atrativo. A educação é fundamental”, disse.
 
 Sofia Cavedon (PT) também manifestou satisfação em receber a secretária. “O andamento dos trabalhos da Cece depende muito da interlocução que vamos manter”, afirmou. Sofia falou ainda de assuntos tratados em 2008 e demandas pendentes na comissão.

 Moradores do Bairro Vila Nova estiveram na reunião. Representados pela presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vila Nova, Arlete Mazzo, pediram a Cleci que intervenha junto à Secretaria Estadual de Educação (SEC) para evitar o fim das turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alberto Torres. A intenção da SEC, segundo disseram, é acabar com ensino fundamental de forma gradativa nesta instituição de ensino.
  
O presidente em exercício da Câmara, vereador Adeli Sell (PT), compareceu à reunião. “Sou defensor da manutenção das comissões permanentes e sempre me farei presente, pois entendo que elas enriquecem os trabalhos nesta Casa”, considerou.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)