TRABALHO

Seminário Trabalho Igual, Salário Igual, tem nova data

Evento teve que ser adiado por causa da passagem de um ciclone e ocorre no dia 10 de agosto.

Vereadora Biga Pereira
Vereadora Biga Pereira (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A conquista da obrigatoriedade da igualdade salarial entre homens e mulheres que executam a mesma função é histórica.  Para discutir como a legislação deve impactar o mundo do trabalho, o gabinete da vereadora Biga Pereira promove, no dia 10 de agosto, o seminário Trabalho Igual, Salário Igual. Será às 18h no SindBancários – General Câmara, 424, Centro de Porto Alegre.

Participam do evento a juíza do trabalho e professora de direito trabalhista na UFRGS, Valdete Souto; o superintendente regional do trabalho no RS, Claudir Nespolo e a economista e pesquisadora do DIEESE, Lúcia Garcia  O encontro tem o apoio das centrais sindicais CSB, CUT, CTB, Força Sindical, Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas, Intersindical, Nova Central, UGT e Pública.

A diferença de remuneração por gênero vinha em queda no Brasil até 2020, mas voltou a subir e chegou a 22% no fim de 2022, conforme o IBGE”, explica a vereadora, que já foi secretária nacional de mulheres da CTB. “A nova legislação trará muito para as mulheres trabalhadoras, pois prevê multa em caso de descumprimento e institui a publicação de relatórios de transparência salarial para empresas com mais de 100 colaboradores, oferecendo mais garantias”, finaliza.

“A aprovação da lei é a conquista de uma construção coletiva de feministas, sindicalistas e parlamentares comprometidos com essa bandeira”, explica Biga Pereira, que completa: “É fundamental que nosso país valorize suas trabalhadoras, e a lei do Trabalho Igual, Salário Igual favorece o reconhecimento àquelas que são 51% da população”.

As mulheres são sempre as mais atingidas em momentos de crise, mas a igualdade salarial não deve ser vista como uma pauta identitária: o salário inferior para mulheres é, ainda, uma manobra usada por muitos contratantes para pagarem menos para os homens também, em uma equação onde é sempre a classe trabalhadora que perde.

Texto

Soraya Bertoncello (Reg. profissional nº 17943/RS)

Edição

Soraya Bertoncello (Reg. profissional nº 17943/RS)