Tribuna Popular

Simers cobra do Estado a aplicação de receita na área da saúde

Jorge Eltz, presidente da entidade, criticou o baixo investimento no RS Foto: Leonardo Contursi
Jorge Eltz, presidente da entidade, criticou o baixo investimento no RS Foto: Leonardo Contursi

O espaço destinado à Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) na tarde desta quinta-feira (17/5). Na oportunidade, o diretor da entidade, Jorge Eltz, falou do Movimento Saúde, Rio Grande: cumpra-se a lei.

De acordo com Eltz o Movimento iniciou com uma articulação da entidade e a sociedade para fazer com o que o governo do Estado cumpra a Emenda 29/2000, que determina a aplicação de 12% das receitas líquidas do Estado na área da saúde. “Nossa intenção é recolher um milhão de assinaturas para demonstrar o descontentamento do povo gaúcho com esta situação”, disse Eltz.

Ele falou, ainda, que municípios do Interior gaúcho também estão mobilizados. “Pelotas, Passo Fundo e Ijuí já encamparam a idéia.” Conforme Eltz, o Movimento começou com o apoio de 12 entidades e atualmente conta com mais de 30. 

O diretor ressaltou que, somente em 2011, o Estado deixou de aplicar R$ 1,7 milhão em saúde. “Hoje são aplicados apenas 5,7%”. Segundo Eltz, a situação vem se agravando. “Hoje o Rio Grande do Sul tem o maior índice de pessoas infectadas pelo HIV e tuberculose, o que lamentamos”, enfatizou o diretor. Ele informou ainda que na área da ortopedia a situação não é diferente. “Somos uma fábrica de aleijados por omissão do Estado.”

O dirigente falou também que em janeiro de 2012 foi aprovada a Lei Complementar nº 141. A matéria torna obrigatória a aplicação imediata de recursos na saúde. “Somente o Rio grande do Sul não vem cumprindo a Lei e estados como Piauí e Alagoas chegam a aplicar o dobro dos recursos.”

Eltz cobrou do governador Tarso Genro a promessa de campanha de que resolveria a situação da saúde no Estado. “Ele comprometeu-se de que resolveria o problema, mas se elegeu e até o momento não cumpriu, isso mostra os políticos do Brasil. É um estelionato eleitoral.”

No final o diretor disponibilizou aos vereadores um abaixo-assinado para que os interessados na campanha pudessem registrar o seu apoio. “Em junho, quando encerrarmos nossa mobilização, pretendemos levá-lo até o governador”, prometeu Eltz.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Ouça:

Sindicato Médico lança campanha pelos 12% na Saúde

Tribuna Piopular - Jorge Eltz (íntegra)