Presidência

Sofia divulga eleições do Conselho Tutelar em fórum

A campanha é para que as pessoas cobrem resultados, disse Sofia Foto: Lívia Stumpf
A campanha é para que as pessoas cobrem resultados, disse Sofia Foto: Lívia Stumpf
Informar, conscientizar e mobilizar. Estes são os principais objetivos da campanha Com os direitos da criança e do adolescente não se brinca. Promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre, é destinada a divulgar as eleições do Conselho Tutelar 2011, que acontecem em 27 de março. A presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT), esteve na tarde desta terça-feira (01/03) no Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para apresentar o projeto a representantes das 464 entidades que o integram.

A ampla divulgação de regras e critérios adotados para o pleito, assim como dos deveres de um conselheiro tutelar, contribui para a formação cidadã, opinou Sofia. “A campanha é feita para que as pessoas, além de votar, possam cobrar resultados”. A presidente ainda manifestou o desejo de formar uma parceria entre a Câmara e o Fórum para coordenar debates nas dez microrregiões da cidade durante as três semanas que antecedem as eleições, a fim de que a população possa conhecer melhor os candidatos.

Sofia ainda exaltou o apoio das entidades voltadas para crianças e adolescentes, que realizam um trabalho de retaguarda e ajudam a consolidar a atuação do Conselho Tutelar. O presidente do Fórum, Joel Lovatto, também destacou a importância das organizações. “Cada vez mais as pessoas têm dificuldade para encontrar ajuda. O público que ninguém quer, as ONGs acolhem”, declarou.

O encontro ainda contou com a presença da educadora Vládia Paz. Ela, que também trabalha em projetos de protagonismo juvenil, fez uma breve explanação sobre as funções do Conselho Tutelar, o modo de atuação, a responsabilidade dos conselheiros e como fazer uma denúncia.

O projeto Com os direitos da criança e do adolescente não se brinca faz parte do planejamento da gestão 2011 do Legislativo, Transformando Leis em Direitos.

Luciana Borba (reg. prof. 7.832)
Assessoria de Imprensa da Presidência