Plenário

Sugerido o nome de Doutor Osmar Pilla à rua do Bairro Hípica

Guilherme Socias Villela (PP) Foto: Elson Sempé Pedroso
Guilherme Socias Villela (PP) Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que denomina Rua Doutor Osmar Pilla o logradouro público cadastrado como Rua Cinco Mil e Quinze, localizado no Bairro Hípica. A proposta tem a autoria do vereador Guilherme Socias Villela (PP).

Natural de PortoAlegre, Osmar Pilla nasceu em 2 de março de 1912. Graduou-se em medicinana Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1936, vindo aespecializar-se em pediatria. Concluiu seudoutorado em Farmacologia na França, em 1950. Retornou aoEstado, vindo a exercer a livre docência em pediatria e farmacologia durante 30anos, na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Farmácia da Ufrgs, a partir de1951. Osmar Pilla foi presidente,sócio-fundador e conselheiro fiscal da Sociedade de Pediatria do Rio Grande doSul, bem como presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Sua atuaçãocomo médico pediatra rendeu-lhe o título de Chairman, da American Academy ofPediatrics – Rio Grande do Sul. 

OsmarPilla foi chefe do berçário dos Hospitais Fêmina e Beneficência Portuguesa,assim como médico do patronal do Instituto Nacional de Assistência Médica daPrevidência Social. Presidiu,também, o Rotary Club Centro de Porto Alegre. Na década de 1980,foi agraciado com a medalha Cidade de Porto Alegre, conforme Decreto Municipalnº 7.616, de 28 de novembro de 1980. OsmarPilla faleceu em 7 de outubro de 2002, deixando como legado à comunidadeporto-alegrense seu pioneirismo no exercício da medicina pediátrica.


Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)