Diálogos sobre violência doméstica

Tanise Sabino prepara seminário para discutir a violência contra as mulheres

Diálogos sobre violência doméstica
Diálogos sobre violência doméstica

Em preparação para o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que é marcada no dia 25 de novembro e marca o início da campanha mundial dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres”, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino está organizando um seminário que colocará em discussão o combate à violência contra mulheres”. O evento “Diálogos sobre violência doméstica – Aspectos emocionais, jurídicos e rede de apoio” será realizado no dia 21 de novembro, às 18h30min, na sala de comissões 303 – 3º Andar da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com entrada franca para todos os interessados.

A data de 25 de novembro, instituída pela ONU, é um lembrete do compromisso global de erradicar a violência de gênero. Em consonância com este propósito, o Seminário “Combate à Violência contra Mulheres” foi concebido para criar um espaço de discussões relevantes sobre a violência contra as mulheres e promover a conscientização.

Ao divulgar o evento, Vereadora Tanise Sabino destacou a importância de discutir esse tema: “A violência contra as mulheres é uma triste realidade que afeta a sociedade em todos os níveis. Precisamos assumir que ela existe, promover informação e com isso nos unirmos para combater esse problema e garantir que as mulheres vivam vidas livres de violência. Nosso seminário é uma oportunidade para dialogar, aprender com especialistas e, multiplicar estes conhecimentos o máximo possível, fortalecendo as mulheres para o enfretamento da violência”.

A programação do evento está confirmada e conta com três palestrantes especializadas. A Delegada da Polícia Civil Cristiane Ramos apresentará o tema ‘Rompendo o ciclo: estratégias eficazes da polícia na prevenção e combate à violência contra a mulher’. A Psicóloga Forense Karen Netto discutirá ‘Quebrando o Silêncio: O Papel do Apoio Emocional na Recuperação das Vítimas de Violência’. Por fim, a Advogada Simone Vilares abordará ‘Aspectos jurídicos da violência doméstica. As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.capacitarrs.com.br
Conheça o currículo das palestrantes:

Cristiane Machado Pires Ramos
Delegada de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, desde 2013, atualmente Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis – DPGV e titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre. Integrante do Comitê “EmFrente, Mulher”, do Governo do Estado do RS. Docente da ACADEPOL- Academia da Polícia Civil.

Karen Netto
Psicóloga Forense, Mestranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS; Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Perita Judicial e Assistente Técnica; Perita ad hoc pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul – na DPCI (Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância) e DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher); Profissional capacitada em Avaliação de Risco de Violência Doméstica e Familiar pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESPMU) e Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); Professora convidada em cursos de Capacitação sobre Violência Doméstica e Familiar no CAOEVCM (Centro de Apoio Operacional no Enfrentamento à Violência contra Mulher) do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Simone Batista Vilares
É advogada e especialista em Direito Penal e Processual Penal, pós-graduada em Tribunal do Júri e Execução Penal que atuou como secretária Geral da ABACRIM MULHER/RS. E mestranda em Criminalística, também se especializando em Processo Militar e Direito Militar, e mentora de Prática Criminal a advogados iniciantes. Se destaca pela sua excelência e precisão no desenvolvimento de petitórios artesanais e personalizados, que alcançam resultados positivos dentro das estratégias defensivas. Trata-se de uma mulher combativa que busca a garantia dos direitos de todos aqueles que a procuram, com a missão de dar voz aos que não têm, dar visibilidade aos que não são enxergados e com isso, fazendo a justiça ser efetivamente cumprida.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228