CAPS AD III SCS

Tanise Sabino visita CAPS AD III SCS

Tanise Sabino visita CAPS AD III SCS
Tanise Sabino visita CAPS AD III SCS

Durante o exercício de seu mandato, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino assumiu o compromisso de visitar todos os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) como uma forma de escutar os profissionais que atuam neste importante serviço de suporte à Saúde Mental. “Escutar os profissionais que trabalham na ponta, atendendo os usuários da saúde mental, é fundamental para fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas”, afirma Tanise.

Na tarde do dia 26 de outubro, foi realizada a visita ao CAPS Álcool e Drogas III Sul Centro Sul, mais conhecido como CAPS AD III Cavalhada que é um dos poucos que atua de “portas abertas”, ou seja, com atendimento 24 horas sem a necessidade de um encaminhamento prévio. Neste sentido, a coordenadora deste CAPS, assistente social Danara Rodrigues Dall Agnol explica: “por esta característica, estamos sempre em contato com a comunidade local, colocando-nos à disposição para receber usuários. No mês de setembro, por exemplo, fizemos uma ação nas praças da região, convidando para o CAPS e para nossa alegria mais de 10 pessoas nos procuraram. É sempre importante ir ao encontro dos que precisam”. Danara também relata que na região, em geral, os usuários têm domicílio, mas a questão do alcoolismo é muito forte e cresceu ainda mais depois da pandemia, em função das perdas e do desemprego, aumentando o consumo de álcool e drogas.

Assim, este CAPS tem uma ampla programação de convivência, como Oficinas Terapêuticas abertas a usuários, com um média de diária de 60 atendimentos. O serviço do CAPS III Cavalhada é prestado através de parceirização pela Associação Educadora São Carlos ( AESC) desde 2018 e conta com um equipe multidisciplinar composta de um médico clínico, dois médicos psiquiatras, oito enfermeiros, dez técnicos de enfermagem, dois psicólogos, um assistente social, dois terapeutas educacionais, um educador físico, além dos educadores sócias que fazem a organização de uma abordagem mais coletiva, do atendimento em grupo e também do acompanhamento terapêutico no território.
A estrutura física é projetada para cada atividade e chama à atenção a ambiência, que mescla a exposição de trabalhos realizados pelos usuários com expressões artísticas que oferecem apoio e estímulo aos usuários: “é praticamente uma galeria de arte. E isto é proposital pois a arte potencializa a convivência”, comenta Fabiana Mello, mobilizadora social da AESC, que também acompanhou a visita.

Este CAPS possui 12 leitos, separados em alas masculina e feminina, que possibilitam uma internação de até 14 dias se necessário. Destes, 3 leitos são para a observação de até 12 horas em casos agudos e um especialmente para usuários em crise.

Ao final da visita a parlamentar foi presenteada com a apresentação do grupo de música “A gente se encontra no refrão” que nasceu das oficinas de músicas oferecias neste CAPS e compartilhou com o grupo sua empatia com o serviço ali desenvolvido e reafirmou seu compromisso com a Saúde Mental: “Fico feliz em conhecer este CAPS, pois nossa comunidade precisa de espaços seguros e qualificados como este para apoiar a quem precisa. Desde que assumi como vereadora tenho me empenhado em contribuir para fortalecer e expandir serviços como este, que promovem a saúde mental aos nossos cidadãos”.