Hospital Santa Ana

Tanise Sabino visita Hospital Santa Ana

Tanise Sabino visita Hospital Santa Ana
Tanise Sabino visita Hospital Santa Ana

Na tarde do dia 26 de outubro a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino foi recebida por uma equipe multidisciplinar para conhecer o serviço e as instalações do Hospital Santa Ana, localizado no bairro Teresópolis e administrado pela Associação Educadora São Carlos (AESC) através de convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Pouco conhecido entre os Porto Alegrenses, talvez pelo fato de que atue de “portas fechadas”, ou seja, apenas recebendo pacientes com encaminhamento, o Hospital Santa Ana é 100% SUS e conta com uma ótima infraestrutura para receber pacientes com problemas de saúde mental e também com um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), que recebe, entre outros, muitos pacientes com transtorno do Espectro Autista (TEA).

A parlamentar percorreu as instalações do Hospital, conhecendo o serviço, os recursos e o trabalho que é desenvolvido nesta instituição, iniciando pelo CER II, apresentado por sua Coordenadora Otilia Valéria Angst. Na sequência a Coordenadora assistencial e responsável técnica de enfermagem Andriza Campagner apresentou a Tanise as alas de internação da Saúde Mental, frisando as conquistas deste hospital que atualmente conta com recursos de ponta, como a eliminação de papeis nos registros médicos, o que confere mais segurança nas rotinas. O Hospital trabalha com a redução de danos, e tem como diferencial, a oferta de adesivo de nicotina para os internos que desejam parar de fumar. Também chama à atenção recursos como a Sala de Educação Permanente e Simulação Realística. A primeira, é um espaço multiuso para realização de capacitações. A segunda, reproduz um leito com todos os equipamentos e recursos que devem ser utilizados e compreendidos por toda a equipe que trabalha no Hospital: “Desde o terceirizado, que trabalha na manutenção, passando pela equipe de limpeza e até mesmo a equipe técnica – todos precisam conhecer os recursos e saber como operá-los ou aprofundar conhecimentos. Inclusive, recebemos aqui equipes de outros hospitais para treinamento ”, destaca a enfermeira Andriza.

O Hospital Santa Ana possui 430 funcionários e conta com 100 Leitos de Longa Permanência, 28 Leitos de Saúde Mental Feminina Adulto, 28 Leitos de Saúde Mental Masculina Adulto, 4 Leitos de Cuidado Giro Rápido e 10 Leitos de UTI.

Localizado em uma área residencial e próxima a grandes áreas de natureza preservadas, o hospital não ignorou este privilégio e criou áreas de convivência que permitem a contemplação deste visual. Aliás, durante a visita, também ficou evidente o cuidado com a ambiência, como ressaltou o Supervisor das Equipe Multidisciplinar, David Mantalof: “todos os espaços são aproveitados, pensando em estimular nossos pacientes e otimizar resultados, sem deixar de lado a segurança necessária”. Além da equipe fixa do Hospital, a instituição também recebe profissionais dos CAPS que vem para fazer atividades e práticas integrativas visto que todo paciente que recebe alta já sai com um encaminhamento para a rede de atenção.

Também foi possível visitar algumas oficinas terapêuticas e conhecer iniciativas como a Geloteca e a “gelotequinha”, pequenas bibliotecas organizadas para oferecer opções de leitura a pacientes e seus familiares. A Vereadora Tanise Sabino, que também é escritora, na oportunidade já contribuiu com a doação de um exemplar do seu livro “Ana: uma história de superação e milagre” para ser disponibilizado na Geloteca.

Impactada com a vista, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino afirmou: “Após percorrer as instalações do Hospital Santa Ana e conhecer os recursos que dispõe para o tratamento de saúde mental, fiquei profundamente impressionada com o que vi. A qualidade da infraestrutura e a excelência dos serviços prestados são notáveis e dignas de elogios. É encorajador ver o comprometimento da equipe em proporcionar o melhor atendimento possível aos pacientes. Esta experiência também reforçou a importância e validade de parcerias entre o setor público e o privado, afinal todo cidadão merece ter acesso a instalações e serviços de qualidade”.

A visita também foi acompanhada pela mobilizadora social da AESC, Fabiana Mello e a Coordenadora do CAPS III AD SCS, Danara Dall Agnol; a líder das Unidades de Saúde Mental, Raissa Schier; e o Supervisor do Setor de Projetos, Ilson Vasconcellos.