Mandato

Tanise Sabino visita o Residencial Terapêutico Nova Vida

Tanise Sabino visita o Residencial Terapêutico Nova Vida
Tanise Sabino visita o Residencial Terapêutico Nova Vida

Firme em seu propósito de trabalhar em prol da saúde mental, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino visitou, na tarde do dia 31 de agosto, o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) Nova Vida, que integra a rede pública de saúde mental. A instituição é a mais antiga do Brasil e foi criada em 1990, dentro do movimento da Reforma Psiquiátrica Gaúcha e da Luta Antimanicomial no Brasil, após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Desde a sua origem funciona com equipe 24 horas, unindo moradia, tratamento e processo de reinserção social num mesmo serviço, contudo, na equipe da casa não existem médicos, apenas um enfermeiro, e o suporte aos seus 10 moradores é realizado através dos CAPS. 

O SRT Nova Vida tem como missão o atendimento aos usuários com  sofrimento psíquico grave e persistente, com dificuldades no convívio familiar e social, estigmatizados por longas e repetidas internações psiquiátricas e/ou em vulnerabilidade social.

 Jaqueline Rosa, Coordenadora do SRT Nova Vida, conta que no início muitos dos moradores eram oriundos da Clínica Pinel, quando foi descredenciada do SUS e do Hospital Psiquiátrico São Pedro: “As pessoas ficaram sem ter onde ficar porque não viviam em internação por necessidade clínica, era a casa deles. O serviço aqui oferecido é de alta complexidade, porque são doenças que necessitam de acompanhamento a vida inteira, necessitam de monitoramento, prevenção de crises e redução de internação. Para se ter uma ideia do quanto nossos cidadãos precisam deste serviço, hoje temos uma fila de espera de 160 pessoas”.

Após conhecer a estrutura do SRT Nova Vida, a Vereadora Tanise Sabino foi convidada para conhecer uma pouco da história do espaço através de fotos, cuidadosamente organizadas pelo técnico Marco Antônio Pires de Oliveira, um dos servidores mais antigos do local. “É uma alegria para mim conhecer um pouco da trajetória do Residencial Terapêutico Nova Vida, e o importante trabalho que realiza apoiando pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental. Esta visita também reforça a importância da conscientização sobre saúde mental em nossa sociedade. Devemos continuar reduzindo o estigma em torno das doenças mentais e garantir que todos tenham acesso a serviços de qualidade”,  afirmou Tanise Sabino.

                 Atualmente, Porto Alegre possui cinco Serviços Residenciais Terapêuticos, além do Nova Vida, que este ano completou 33 anos de existência. Também há o Nise da Silveira, no Partenon; Lar da Amizade, na Vila Ipiranga; Centro, na Azenha e SCS no Teresópolis.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228