Comissão

Timbaúva pede apoio da Cosmam para ampliação do Posto de Saúde

Local tem um médico para atender demanda de 10 mil paciente/mês. Estrutura física não suporta número de pessoas que procuram o local

  • Cosmam realiza visita ao Programa de Saúde da Família Timbaúva.
    Vereadores visitaram posto na Zona Norte e ouviram demandas feitas por moradores (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Cosmam realiza visita ao Programa de Saúde da Família Timbaúva. Na foto, os vereadores André Carús e Fernanda Melchionna e a enfermeira, Mariana Timmers dos Santos.
    Estrutura existente, considerada pequena para a demanda, foi apresentada aos vereadores (Foto: Candace Bauer/CMPA)
Em atendimento a pedido da comunidade, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta sexta-feira (29/9), visita ao Posto de Saúde Timbaúva (PSF). O local foi estabelecido para atender a Estratégia de Saúde da Família, na Rua Sebastião do Nascimento, no bairro Rubem Berta, Zona Norte da capital. De acordo com o técnico de enfermagem e coordenador do Conselho de Saúde local, Rodrigo Fortes, "a comunidade está, há anos, mobilizada pela ampliação da estrutura de atendimento, tendo em vista que o prédio, os equipamentos e a equipe técnica é limitada para atender os cerca de 10 mil cidadãos que procuram mensalmente esse estabelecimento". A comunidade pede ainda a contratação de mais profissionais para suprir a demanda diária.

Ao lado deste Posto de Saúde há um terreno baldio que, segundo os representantes da comunidade, está desafetado e já foi gravado em Orçamento Participativo e em registros municipais, para atender a necessidade de ampliação ou construção de um novo prédio. Além disso, os moradores alertaram que há emenda parlamentar federal, aprovada, com a destinação de verba para tal obra.

Durante a visita dos vereadores ao local, a comunidade, com a concordância da gerente-distrital de saúde, Wanize Janke, e da coordenadora do PSF da Timbaúva, enfermeira Mariana Timmers dos Santos, pediu o apoio da Comissão de saúde e Meio Ambiente "para que sejam tomadas as devidas providência à melhoria de estrutura física, à disponibilidade de equipamentos, medicamentos, médicos e enfermeiros, para atenção à saúde dos cidadãos que residem na segunda região com maior índice de vulnerabilidade social da Capital gaúcha".

Atendimentos

Conforme apresentação do coordenador do Conselho de Saúde local, o PSF da Timbaúva foi estabelecido para atender cerca de 4.500 pessoas, ao mês. Atualmente, são atendidos lá, em média, 10 mil pessoas/mês. O local tem uma pequena sala de recepção, três consultórios médicos, um consultório de enfermagem e um consultório odontológico. Conforme relatado aos vereadores da Cosmam, deveria ter três médicos disponíveis; mas possui somente um. Das três enfermeiras destinadas a atender a demanda local, duas passaram em outro concurso público; além disso, das duas equipes para atendimento odontológico previstas, existe só uma em exercício, sendo que há necessidade, inclusive de mais salas para esse tipo de atendimento especializado.

Mariana dos Santos relatou que, com a falta de médicos, o atendimento especializado aos idosos está inviabilizado; assim como casos emergenciais mais complexos "os quais são encaminhados à outros estabelecimentos de saúde". Ela citou, ainda,  os problemas relativos à segurança da região e à inacessibilidade de ambulâncias ao local. A coordenadora igualmente destacou que são realizadas atividades extras nos finais de semana, de forma voluntária, pelos profissionais de saúde que compõem o quadro funcional do PSF.

Encaminhamentos

O vereador e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, André Carús (PMDB), acompanhado da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL),  afirmou que a Cosmam encaminhará  pedido de informações a respeito da situação do terreno vizinho, do projeto de construção ou reforma desse PSF e da liberação ou disponibilidade de verba federal para referida obra. Carús também concordou com a necessidade urgente de se buscar a reposição de profissionais, ao admitir a impossibilidade de atendimento apenas com um médico, conforme está ocorrendo, no local. O vereador observou, ainda, sobre a importância da contínua mobilização da comunidade para conquista de melhorias à saúde pública na região, defendendo um trabalho conjunto entre as partes.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)