Plenário

Tribuna Popular destaca aniversário da Associação de Judô Esportivo

Tribuna Popular. AJE - Aniversário da Entidade.
Homenagem à entidade foi realizada no Plenário Otávio Rocha na tarde desta segunda-feira (Foto: Cristina Beck/CMPA)

O período da Tribuna Popular de hoje (23/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre foi destinado à Associação de Judô Esportivo (AJE). O presidente da entidade, Laurício Clóvis Santos da Silva, falou sobre o aniversário da AJE, fundada em 2009. "Viemos aqui agradecer aos nossos amigos, aos pais e aos alunos da Associação de Judô Esportivo e fazer essa singela homenagem ao aniversário da AJE".

Laurício falou sobre o trabalho realizado pela entidade, com crianças, adolescentes e adultos. Observou que por causa da pandemia foi preciso dar uma pausa nas atividades da AJE mas ressaltou a importância do esporte. "O judô é um esporte da disciplina, que tira o jovem da rua”. O dirigente da associação ainda destacou a presença na homenagem do fundador da AJE, professor Luciano Oscar Martins.

O professor Martins agradeceu a homenagem e disse que o grande troféu da AJE não são seus campeões no tatame mas sim o fato de ter mais de 25 alunos atendidos pelo projeto. "Apesar dos poucos recursos que captamos, com rifas e galetos, conseguimos trazer estes jovens de bairros como Morro Alto, Restinga e Cruzeiro para treinar no Cete, com o apoio de suas famílias." Acrescentou que, com maior apoio através de patrocínios da Lei de Incentivo ao Esporte, muitos outros jovens poderiam se desenvolver no judô por intermédio da AJE. "Temos projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte mas infelizmente nunca conseguimos captar muitos recursos."

A Entidade

A Associação de Judô Esportivo (AJE) tem como projeto desenvolver a modalidade esportiva de judô junto a crianças e jovens regularmente matriculados nas instituições de ensino. O objetivo é fortalecer relações interpessoais, evitando qualquer tipo de seletividade ou hipercompetitividade, buscando apenas praticar o esporte e manter um bom convívio.

Texto

Vinicius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)