Presidência

Trogildo participa de workshop sobre Lei de Incentivo ao Esporte

O evento, ocorrido na Câmara Municipal, foi o primeiro sobre o tema realizado em Porto Alegre

  • Seminário lei de incentivo ao esporte com deputado federal João Derly. Na foto, o vereador Cassio Trogildo e o deputado João Derly.
    O presidente da Câmara com o deputado federal João Derly (d) (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Seminário lei de incentivo ao esporte com deputado federal João Derly.
    Parlamentares e convidados do encontro no Plenário Otávio Rocha (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB), participou, na manhã desta sexta (11/8), no Plenário Otávio Rocha, da abertura de workshop sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). O evento foi iniciativa do deputado federal e membro da Comissão de Esporte da Câmara Federal (Cespo), João Derly (Rede-RS), ex-vereador da Capital. 

Trogildo enfatizou a importância do evento, no chamamento das entidades para colaborar na utilização da LIE, e saudou a iniciativa de Derly de ampliar o acesso ao incentivo. “A participação do deputado não poderia ser diferente no Congresso, possibilitando que mais atletas tenham oportunidades de se desenvolver em suas áreas respectivas. Integrar sempre foi sua meta, também enquanto nosso colega na Câmara Municipal. Sua dedicação e empenho ressaltam seu crescimento na vida política e na democratização tão necessário no esporte”, frisou. 

Derly destacou que este foi o primeiro workshop realizado sobre o tema na Capital. Segundo ele, a Lei 11.438/2006 é o principal agente cumpridor desse direito constitucional e fomenta inúmeros projetos de desporto pelo país. “Por essa importância, protocolei, junto à Medida Provisória, uma emenda que garantiu a prorrogação da LIE, que encerraria sua validade em 2015. Após sua aprovação, constituiu-se a garantia de que a principal origem de recursos do desporto brasileiro seguisse vigente no mínimo até 2022”, explicou.

Também estiveram presentes no workshop o vereador Mauro Pinheiro (Rede); o vice-presidente do Comitê Olímpico, Paulo Vanderlei Teixeira; a representante do Ministério do Esporte, Lisete Pinheiro da Rocha; o presidente da Sogipa, Ricardo Altair Schwarz; o presidente do Grêmio Náutico União, José Naja Neme; o presidente da Fundação Tênis, Luiz Carlos Henke; e o presidente do Sescon/RS, Diogo Chamun.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)