Artes Visuais

Vencedores do Salão da Câmara serão anunciados nesta terça

A 22ª edição do evento reunirá 54 trabalhos de 25 artistas e fará homenagem especial ao pintor Britto Velho

  • Convite do 22º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre
    A solenidade de abertura do Salão está marcada para as 19 horas de 6 de novembro (Foto: Foto: Reprodução / CMPA)
  • Salão de Artes
    O quadro de Britto Velho que será exposto na Câmara

Os vencedores do 22º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre serão conhecidos na noite desta terça-feira (6/11), na solenidade de premiação e abertura do evento, marcada para as 19 horas no Plenário Ana Terra, do Legislativo da Capital (Avenida Loureiro da Silva, 255). A edição de 2018 prestará homenagem especial ao pintor Britto Velho, que exibirá um de seus trabalhos recentes.

Um total de 54 obras de 25 artistas gaúchos ou que moram no Rio Grande do Sul foi selecionado para o Salão. Serão concedidos: um Prêmio Aquisição (de R$ 9 mil) e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2,5 mil cada). Compuseram a Comissão de Seleção e Premiação: Ana Aita, artista visual e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Leandro Selister, artista visual e designer; e Niúra Ribeiro, artista visual e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Os jurados analisaram os 98 portfólios (e 264 obras) inscritos por artistas oriundos de 15 cidades. Na escolha dos trabalhos, o júri levou em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual aos espaços expositivos da Câmara. Confira AQUI os artistas selecionados para o 22º Salão da Câmara. Informações: (51) 3220-4318.

Britto Velho

Nascido em 1946 em Porto Alegre (RS), Carlos Carrion de Britto Velho é pintor, desenhista, gravador, professor e escultor. Estudou litografia com Danúbio Gonçalves e trabalhou na gráfica de litografia Desjobert, em Paris, França. Em 1976, voltou ao Brasil e, entre 1978 e 1981, lecionou pintura no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Consolidou sua carreira no Brasil e no Exterior, participando de importantes eventos de artes visuais, como a Bienal de São Paulo, e realizando diversas exposições individuais. 

O trabalho de Britto Velho partiu de uma matriz pop e se desenvolveu incorporando traços do surrealismo em cores vibrantes, já tendo sido objeto de estudo em A Modernidade da Pintura no Rio Grande do Sul, de Marilene Burtet Pieta, e Espaços do Corpo, de Maria Lúcia Kern, Mônica Zielinsky e Icleia Cattani. Atualmente, o artista homenageado vive na capital gaúcha, onde ministra cursos particulares de pintura em seu ateliê e faz parte da diretoria da Fundação Bienal do Mercosul.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:arte contemporâneaBritto Velho22º Salão de Artes Plásticas Artes Visuais