Projetos

Vereador sugere criação da Semana do Doador de Sangue

  • Reunião sobre a importância da doação de sangue.  Presentes representantes do hemocentro, Maria de Lurdes Peck, e Hospital Independência, Sérgio Felizardo Medina
    Proposta busca contribuir para conscientização da necessidade de doação (Foto arquivo) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentação de Plenário: na foto: vereador José Freitas
    Vereador José Freitas na tribuna da Câmara Municipal (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador José Freitas (PRB) que altera, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre, a denominação e o período do Dia do Doador de Sangue para a Semana Municipal do Doador de Sangue. Este evento, conforme a proposta, deverá ser realizado na semana que incluir o dia 14 de junho. Segundo Freitas, o objetivo é fomentar as ações de doação de sangue: "É o principal transportador de substâncias para os órgãos e tecidos do corpo, e nele também se concentra grande parte das informações imunológicas que oferecem defesa natural ao organismo.

José Freitas destaca ainda que, com o projeto, pretende contribuir para desmistificar o ato de doar sangue: "uma simples doação pode salvar muitas vidas". Este tipo de doação, de acordo com o vereador, um ato de solidariedade humana que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, por meio das transfusões de sangue. A proposta visa igualmente contribuir para a constituição de uma cultura solidária de doação espontânea nas pessoas, independente das características individuais e do doador conhecer ou não a pessoa que precisa do sangue, bem como para reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)