Projetos

Vereador sugere Dia do Teatro Acessível no Calendário da capital

Projeto de Clàudio Janta visa divulgar ações culturais que usem práticas de acessibilidade

Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Clàudio Janta
Vereador Janta na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD), que inclui a efeméride Dia do Teatro Acessível no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre. Esta data deve ser celebrada anualmente em 19 de setembro. A proposta tem por objetivo divulgar ações culturais relacionadas às artes cênicas que empreguem práticas de acessibilidade física e de comunicação, promovendo mais acesso das pessoas com deficiência (PCD) à cultura na Cidade.

Janta lembra que, na esfera nacional, existe Lei Federal que prevê o Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos. A partir dela, o vereador propõe sua inclusão no calendário de Porto Alegre, com a finalidade de promover maior integração desses segmentos com a sociedade. O dia sugerido, 19 de setembro, já é estabelecido como o Dia Nacional do Teatro. "O objetivo não é o de criar uma nova data, mas somar a perspectiva da acessibilidade, uma vez que o teatro ainda carece de medidas inclusivas às pessoas com alguma deficiência", argumenta o vereador.

No âmbito municipal, Janta constata que existem diversas instituições que acolhem e desenvolvem múltiplos projetos inclusivos. "Com a inclusão afixada no calendário da cidade, essas iniciativas poderão ter maior visibilidade, tanto para acolher mais pessoas beneficiadas por esses projetos quanto para expandir a cultura acessível em Porto Alegre", destaca ele. O vereador cita ainda o Instituto Social Pertence, “cujas ações vão além da promoção de uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência, consideradas em situação de vulnerabilidade social”, por meio de oficinas de música, dança e teatro.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Calendário de DatasAcessibilidade