O IMAMA COMEMOROU SEUS 30 ANOS COM AS RUAS LOTADAS DE SIMPATIZANTES DA CAUSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Vereadora Comandante Nádia participa da caminhada de 30 anos do IMAMA

b
Arquivo pessoal

Vereadora Comandante Nádia, esteve presente no evento promovido pelo IMAMA, nesse domingo, 29, que lotou as ruas da capital gaúcha. A parlamentar é madrinha da Confraria das Divas, que atua em parceria com o IMAMA no amparo e promoção de saúde às mulheres vítimas do câncer.

Centenas de pessoas vestiram-se com a camiseta do IMAMA e de rosa em plena alegeria, brilho e foram para as ruas comemorar essa iniciativa que oferece às mulheres a oportunidade de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A concentração iniciou às 9h no Parcão e teve seu término no Parque Farroupilha, movida a caminhão de som, fantasias, distribuição de materiais de conscientização e muita alegria por parte de seus envolvidos e da sociedade que os aplaudia por onde passavam.

Com uma contagem de mais de 4 mil pessoas, Porto Alegre deu um show de exemplo sobre o tema no encerramento do Outubro Rosa.

Segundo a diretora executiva do Imama/RS, Rita Cunha, mais de 5 mil camisetas foram vendidas antecipadamente para participação na caminhada. Outras 1 mil foram disponibilizadas para a venda entre o Parcão e a Redenção. A verba arrecadada é destinada aos projetos em prol dos pacientes e às ações educacionais da instituição.

HISTÓRIA 

O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.

Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

DADOS

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia do RS, Andréa Damin, em artigos expostos nas redes sociais, afirmando que há 81,6 casos a cada 100 mil mulheres na Capital, e que a previsão é de 670 casos novos para o ano de 2023. 

FRENTE PARLAMENTAR DA SAÚDE DA MULHER CRIADO PELA COMANDANTE NÁDIA

Devido ao aumento de mulheres com câncer na capital gaúcha, a vereadora Comandante Nádia criou a Frente Parlamentar da Saúde da Mulher, que teve sua primeira atividade realizada na Câmara Municipal de Vereadoras, dia 24 de outubro, para planejar de forma efetiva a união de esforços para levar o maior número de informações nas áreas periféricas e buscar apoio financeiro para que as unidades de saúde tenham condições de aportar a demanda e para que os exames sejam realizados com resultados em prazo hábil para tratamento.

"A caminhada pelos 30 anos do IMAMA não foi só uma simples caminhada, foi um exercício para o corpo, a mente e para lembrar a sociedade que temos uma luta pela conscientização do diagnóstico e tratamento precoce que possa diminuir rapidamente esses números alarmantes de vítimas do câncer em nossa Porto Alegre. Foi um mar de rosas nas ruas em uma sinergia pela vida, pela liberdade e pelo incentivo às mulheres de serem corajosas e se auto-amarem." Disse a vereadora.

 

Texto

Carina Belomé