Plenário

Vereadores celebram o Dia da Independência do Líbano

  • Homenagem aos 75 anos da Independencia do Libano.
    Trogildo falou em nome da Câmara (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem aos 75 anos da Independência do Libano. Na foto, ao microfone, o cônsul honorário do Líbano no Rio Grande do Sul e presidente executivo da Associação do Corpo Consular, Ricardo Malcon.
    Malcon, cônsul honorário do Líbano, agradeceu a homenagem (Foto: Giulia Secco/CMPA)

O período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (19/11) foi dedicado ao Dia da Independência do Líbano, celebrado em 22 de novembro. Durante a cerimônia, proposta por Cassio Trogildo (PTB), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre receberam membros da comunidade libanesa e saudaram o país.

Em nome da Mesa Diretora, Trogildo parabenizou os 75 anos de independência do país. Resgatando a história do povo libanês, o vereador fez uma reflexão sobre o desenvolvimento e a superação da comunidade libanesa em meio a conflitos no Oriente Médio. “Uma nação que luta pela paz”, declarou. Ao longo de seu discurso, Trogildo enalteceu a cultura e a importância que o Líbano representa no Brasil. De acordo com dados apresentados pelo vereador, a população de origem libanesa no Brasil totaliza em torno de 12 de milhões de imigrantes, o que supera a população do próprio país. "Parabéns ao Líbano e obrigado aos descendentes libaneses que ajudam a construir nossa nação". O vereador ainda acrescentou que o Líbano é uma democracia parlamentar e influencia diversas civilizações.   

Agradecendo a homenagem concedida pelo Legislativo, Ricardo Malcon, cônsul honorário do Líbano no Rio Grande do Sul e presidente executivo da Associação do Corpo Consular, destacou que o país carrega uma história repleta de significados. De acordo com ele, o momento atual do Líbano é de uma internacionalização crescente, fazendo com que no futuro o país tenha maior relevância no contexto global, intensificando sua relação com libaneses que vivem fora do país. Ao relatar a retrospectiva da história do país e os dias atuais, Malcon afirmou que o Líbano é uma nação moderna e estrategicamente localizada. “A capacidade empreendedora está em nosso DNA, e é assim que libaneses são reconhecidos por sua capacidade produtiva de fazer negócios." Ele ainda acrescentou que o país tem uma sociedade liberal na qual valoriza a iniciativa e preza pelas liberdades individuais.

Também estiveram presentes o secretário-adjunto da Fazenda do Rio Grande do Sul, Alvaro Fakredin, o presidente da Sociedade Libanesa, Zilmar Moussalle, o presidente da Câmara do Comércio Líbano Brasil no Rio Grande do Sul, Samir Barghout, a presidente da Câmara do Comércio Líbano Brasil do Mato Grosso, Soraya Hadad Simioni, e a vice-presidente da  Câmara do Comércio Líbano Brasil no Rio Grande do Sul, Ana Lucia Piccoli. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)