Comissões

Vereadores da Cosmam visitam Lami e Belém Novo

Comunidade quer mudança em acessos à orla Foto: Guilherme Almeida
Comunidade quer mudança em acessos à orla Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Moradores dos bairros Lami e Belém Novo, na zona sul da Capital, receberam, nesta terça-feira (9/12) pela manhã, a visita do vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, e da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), que também integra a Cosmam. Na primeira parte da visita, os vereadores encontraram moradores do Lami no trecho da orla localizado na esquina entre a Avenida Beira-Rio e a Rua Nova Olinda (Lami). No Belém Novo, os vereadores percorreram o trecho da orla localizado na Rua Heitor Vieira em frente à Igreja Nossa Senhora de Belém. Eles reconheceram que a praia de Belém Novo está sendo revitalizada e afirmaram que o problema principal, naquela região, diz respeito à necessidade de que a fiscalização seja intensificada. “É preciso uma atuação integrada dos órgãos públicos para a manutenção da orla.”

A comunidade do Lami reclama que as duas entradas que permitem à população ter acesso a um trecho da orla – abertas recentemente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) a pedido dos moradores – foram mal feitas. Eles solicitaram ao supervisor de Praças, Parques e Jardins da Smam, Léo Antônio Bulling, que o serviço seja refeito, desta vez com o uso de retroescavadeira. Segundo eles, o corte da vegetação que impedia o acesso dos banhistas à praia foi executado com motosserra, tendo restado ainda presos ao solo muitas pontas de caules cortados. Esses tocos de plantas, no entanto, ficam escondidos, pois estão submersos na água, e estariam causando ferimentos em muitos banhistas, especialmente crianças, que utilizam o acesso.

Bulling, no entanto, alertou que a área é de preservação permanente (APP), estando regrada por legislação federal que precisa ser obedecida na realização de qualquer serviço na orla. Ele informou ainda que foi aberto processo para retirada dos restos de vegetação com retroescavadeira, mas não soube precisar quando a execução do serviço será autorizada.

Bulling também chamou a atenção dos moradores do Lami para as diversas melhorias que teriam sido feitas na orla, como a reforma dos quiosques e dos bancos, a ampliação da área com churrasqueiras e o conserto dos equipamentos de lazer e brinquedos.

Melhorias

O vereador Dr. Thiago Duarte apelou aos representantes da Smam presentes ao local para que a reivindicação da comunidade do Lami seja atendida, fazendo a manutenção dos acessos dos banhistas à orla. Os moradores também reclamam do abuso de velocidade dos automóveis e do excesso de barulho causados especialmente pelos visitantes nos finais de semana, bem como pedem que a rede de encanamento seja refeita em alguns trechos da Beira-Rio e que o DEP faça a limpeza do Arroio Marrecão.

Dr. Thiago reconheceu, porém, que muitas melhorias haviam sido feitas na orla pela prefeitura, bem como teria havido um aumento da fiscalização realizada, naquela área, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Guarda Municipal. “Está muito melhor do que no ano passado, quando a Cosmam esteve aqui. É necessário manter a fiscalização feita pelos órgãos públicos e reestruturar as entradas de acesso à orla, para que a comunidade possa usufruir da beleza natural dessa região.”

Thiago lembrou ainda que há recursos previstos no Orçamento municipal para a construção de um trapiche naquele trecho da orla, permitindo o acesso de catamarãs e barcos. “Esse local é adequado para o trapiche, pois está longe da reserva ambiental.” O vereador observou que a região do Lami carece de uma praça de lazer e sugeriu que, para isso, a prefeitura utilize uma das áreas retomadas de loteamentos irregulares no Lami. Já a vereadora Lourdes Sprenger sugeriu que a prefeitura colocasse avisos na orla do Lami alertando a população sobre os cuidados necessários para o acesso à praia.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)