Plenário

Vereadores instituem o projeto Porto Alegre na História da Câmara

Movimentação de Plenário.  Na foto, o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein e diretor do SIMPA, Alberto Terres.
Presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein, discute com vereadores ordem da sessão desta tarde (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Nesta quarta-feira (6/6), o Legislativo municipal aprovou, durante sessão ordinária, projeto de resolução nº 015/18 que institui o Porto Alegre na História da Câmara Municipal. A proposta, assinada pela Mesa Diretora, tem a finalidade de incentivar e promover a realização de espetáculos artísticos, em áreas diversas, que versem sobre momentos históricos da cidade. De acordo com a matéria, a iniciativa busca também promover o acesso público à cultura, contando com a apresentação de espetáculo dirigido ao público geral.

“Com isso, pretende-se incrementar as ações culturais já desenvolvidas pela Câmara Municipal de Porto Alegre, como forma de incentivar as criações artísticas e de proporcionar acesso público à cultura, o que não só tem amparo na Constituição Federal (artigo 23, inciso V) como contribui para aproximar as pessoas da Casa do Povo”, justificou a Mesa Diretora na apresentação do projeto.

O texto aprovado pelo plenário determina que o Porto Alegre na História da Câmara Municipal será promovido pelo legislativo da capital, com a contratação de grupos e artistas que se apresentarão em programação anual, a serem selecionados por edital, que virá a ser editado por comissão específica. Fica determinado também que as despesas decorrentes para a implementação desta resolução correrão através de dotações orçamentárias próprias.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)