Sessão Solene

Vilson Darós é Cidadão de Porto Alegre

Darós relembrou sua carreira Foto: Eduarda Amorim
Darós relembrou sua carreira Foto: Eduarda Amorim

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta terça-feira (19/10) o título de Cidadão ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Vilson Darós. O título foi proposto pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), para quem apenas o currículo de Darós já o qualifica suficientemente para que seu nome seja oferecido à cidade.  “É um exemplo de pessoa que trilha o caminho correto, digno e sério e que, por isso, prospera na vida.”

Pujol ressaltou que em todos os lugares por que passou, Darós só deixou boas recordações e fez muitos amigos. “Deixou sua marca pessoal no desenvolvimento profissional das organizações que integrou”, observou. Destacou ainda que em todos os cargos que ocupou entrou pela porta da frente, através de concurso público. Acrescentou que a carreira do desembargador destaca-se pela seriedade e dedicação, qualidades que tão bem o definem. “Ao homenageá-lo, me sinto homenageado também, pois Darós carrega os valores que considero fundamentais a um homem. Sinto orgulho em tê-lo como amigo e de ter pego seu exemplo para oferecer à cidade.”

Darós disse que recebe o título com orgulho e atribuiu a homenagem mais à amizade que mantém com Pujol que pelos méritos que possui. “Aqui não nasci, mas escolhi Porto Alegre para viver e fazer-me gente. Aqui realizei-me pessoal e profissionalmente. Aqui nasceram minhas filhas e netos”, afirmou o desembargador. Darós lembrou da infância e do dia em que seu pai, um pequeno agricultor de origem italiana, lhe disse que deixaria a roça. “Em fevereiro de 1953 iniciei então a caminhada que depois me trouxe a Porto Alegre.” Relembrou sua carreira nos diversos órgãos nos quais atuou e defendeu a modernização como forma de qualificar o serviço público. “Na presidência do TRF da 4ª Região, temos como foco central da gestão a prestação ágil e eficaz.” Além disso, explicou que sua administração tem incentivado práticas de gestão para o cumprimento de metas de produtividade.

História

Darós nasceu em Passo Fundo e, aos 21 anos, já na Capital, prestou concurso público para o cargo de professor primário do Município e passou a lecionar em escolas do Bairro Sarandi, nas vilas Passo das Pedras e Dona Teodora. Graduou-se em Direito pela PUCRS em 1970. Em 1978 ingressou por concurso na Procuradoria-Geral do Município, onde permaneceu até 1980, quando foi aprovado em novo concurso público, agora para advogado do Banco Central do Brasil. Sete anos mais tarde, ingressou, por meio de concurso, na magistratura federal. Em 1994 foi empossado como desembargador no TRF da 4ª Região. No ano de 2009, assumiu como presidente do tribunal, cargo no qual permanecerá até 2011. Darós é casado com Cláudia Helena Schmitt Peres, tem três filhas e dois netos.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB), e prestigiada pelo prefeito José Fortunati e pelos vereadores João Carlos Nedel (PP) e Bernardino Vendruscolo (PMDB). Familiares, amigos e colegas de trabalho de Darós lotaram as galerias do Plenário para assistir à cerimônia.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)