Cultura

Abertas as inscrições para o Salão de Artes da Câmara

A edição do evento realizada em 2010 Foto: Elson Sempé Pedroso
A edição do evento realizada em 2010 Foto: Elson Sempé Pedroso

Estão abertas até 24 de julho as inscrições para o 20º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre. Podem participar artistas plásticos gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul há cinco anos ou mais, com obras contemporâneas não anteriores a dois anos e sem premiações em salões. O vencedor da edição 2014 receberá o Prêmio Aquisição de R$ 7 mil. Também haverá cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade, no valor de R$ 1 mil cada.

As inscrições - gratuitas - devem ser feitas no Memorial da Câmara. Cada artista poderá inscrever-se em até duas modalidades (pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica, objeto, arte digital, entre outras), devendo apresentar, obrigatoriamente, três trabalhos, todos de uma mesma categoria, exceto nas modalidades instalação, performance e vídeo-arte. Para cada modalidade, deverá ser feita uma inscrição individual. O regulamento completo está na página inicial do site www.camarapoa.rs.gov.br

O 20º Salão terá abertura oficial em 2 de setembro, às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha, como parte das comemorações dos 241 anos da Câmara. A visitação estará aberta de 3 de setembro a 3 de outubro, com entrada franca. O evento é patrocinado pelo Legislativo da Capital. Informações:(51) 3220-4187 e 3220-4318, com Cláudia Inácio.

História


Idealizado pelo ex-vereador e escritor Josué Guimarães, o Salão de Artes Câmara Municipal de Porto Alegre foi criado por lei municipal em 1952. Na primeira fase, encerrada em 1960, reunia apenas artistas gaúchos. Reativado em 1988 (após a ditadura militar), passou a aceitar a participação de artistas de outros Estados e países residentes no Rio Grande do Sul. Desde então, firmou-se como tradicional espaço de exibição da arte contemporânea. A última edição ocorreu em 2010. 

Regulamento 2014 tem três anexos: Anexo I (ficha de inscrição), Anexo II (Carta de Anuência), Anexo III (Autorização de Uso de Imagem).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)