Plenário

Acampamento Farroupilha deve receber nome de Nico Fagundes

Vereador Dinho do Grêmio na tribuna do plenário
Vereador Dinho do Grêmio (DEM) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão desta quinta-feira (25/8), projeto de lei número 166 que altera o nome do Acampamento Farroupilha para Acampamento Farroupilha Nico Fagundes. A proposta é de autoria do vereador Dinho do Grêmio (DEM). Falecido em junho de 2015, o tradicionalista, cantor e compositor Antônio Augusto Fagundes, mais conhecido como Nico Fagundes, nasceu em 1934, no interior do município de Alegrete, cidade que anos mais tarde seria homenageada por ele com a canção Canto Alegretense.

O ídolo tradicionalista viveu a primeira fase de sua vida no campo. Em 1950, com apenas 16 anos, iniciou sua trajetória no ramo jornalístico. Primeiro veio a Gazeta de Alegrete, depois a Rádio ZYE 9 - Rádio Alegrete, onde apresentava programas humorísticos e gauchescos.


Ainda naquela década, em 1954, Nico mudou-se para Porto Alegre, onde se aproximou do Centro de Tradições Gaúchas 35 na condição de poeta. A partir daí, a carreira dele prosperou em meio a estudos sobre o folclore local, a literatura e, claro, a música. Formado em Direito, pós-graduado em História do Rio Grande do Sul e Mestre em Antropologia Social, Antonio Augusto Fagundes era respeitado como autoridade em folclore gaúcho, história do Rio Grande do Sul, Antropologia, religiões afro-gaúchas, indumentária gauchesca, cozinha gauchesca e danças folclóricas. 

O amplo reconhecimento público se consolidou a partir de 1982, quando começou a apresentar o programa Galpão Crioulo, da RBS TV, que exibe músicas e costumes tradicionais do Rio Grande do Sul. Nico ocupou o posto de apresentador da atração dominical por mais de 30 anos.

Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)