Plenário

Brigadiana Nádia Gerhard receberá Diploma Honra ao Mérito

Nádia Gerhard Foto: Francielle Caetano
Nádia Gerhard Foto: Francielle Caetano
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (23/11), projeto de resolução que concede o Diploma Honra ao Mérito à tenente-coronel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, da Brigada Militar. A proposta é de autoria do vereador Mendes Ribeiro (PMDB). Natural de Porto Alegre, Nádia formou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Deu início à carreira ao ingressar, em 1989, no Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar do Estado. Participou dos cursos de Balística Forense, na Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura, e de Instrutor de Educação Física, na Escola de Educação Física da BM e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e de treinamento básico para busca e localização de artefatos explosivos, no Batalhão de Operações Especiais.

A formação de Nádia inclui, ainda, pós-graduação em psicologia escolar e curso avançado de administração policial militar na Academia de Polícia Militar, bem como o curso de extensão em prevenção ao uso indevido de drogas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Também prestou serviço na 2ª Companhia Feminina da BM, na escola de formação e especialização de cabos e soldados, na Casa Militar do Gabinete do Governador, no destacamento especial do Sarandi, no 20º Batalhão de Polícia Militar, no 1º BPM, no Centro de Operações de Polícia Ostensiva Metropolitana, na Academia de Polícia Militar, no Departamento de Ensino da BM, no Museu da BM, no Estado-Maior do Comando Regional do Vale do Taquari e como ajudante de ordens de embaixadoras e embaixatrizes, em visitas oficiais ao RS, dentre elas as embaixadoras do Iraque, da África do Sul, de Angola, da Suécia e da Holanda.

No ano de 2007, foi promovida ao posto de major, sendo a primeira mulher no Rio Grande do Sul designada para comandar um Batalhão da BM no interior do Estado, o 40º BPM, sediado em Estrela. No ano de 2012, repetiu esse fato inédito, desempenhando a função na capital gaúcha. No posto de tenente-coronel, comandou, por quase três anos, o 19º BPM, com atuação em toda a Zona Leste de Porto Alegre. Foi coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, projeto ousado e pioneiro em âmbito nacional, em que, pela primeira vez na história, uma polícia militar tomou a iniciativa de agir no pós-delito, protegendo as mulheres vítimas de violência doméstica.

Nádia foi condecorada, na Polícia Militar, com as medalhas da Defesa Civil, da Estrela de Reconhecimento, de bronze do Serviço Policial Militar, de prata do Serviço Policial Militar, de Serviços Distintos, dos 50 anos da Casa Militar, de distinção do Comando Regional do Vale do Taquari, de Policiamento Ostensivo – Coronel Frota – e da Ordem do Mérito Batalhão de Suez, além das Comendas do 11º BPM, da Pedro e Paulo do 9º BPM, do 4º Regimento de Polícia Montada, do 1º Batalhão de Operações Especiais e do 20º BPM.

A homenageada recebeu ainda o prêmio Troféu Guri, na Expointer, uma das maiores e mais importantes feiras do segmento agropecuário do País, reconhecida internacionalmente. A solenidade de premiação homenageia apenas dez personalidades ao ano que contribuíram para levar o nome do Rio Grande do Sul além de suas fronteiras nacionais e internacionais. 


Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)