Presidência

Câmara comparece à posse no Comando de Policiamento

Zacher (e) cumprimentou o novo comandante, coronel Alfeu Moreira Foto: Leonardo Contursi
Zacher (e) cumprimentou o novo comandante, coronel Alfeu Moreira Foto: Leonardo Contursi

A Câmara Municipal de Porto Alegre, representada por seu presidente, vereador Mauro Zacher (PDT), compareceu à troca do Comando de Policiamento da Capital (CPC) na manhã desta sexta-feira (13/7), quando o coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos passou o cargo ao coronel Alfeu Freitas Moreira. A solenidade foi realizada diante do Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha.

 Na cerimônia, também houve a troca de comando do 11º, 19º e 20º Batalhões de Polícia Militar (BPM) e do 1º BOE. A  tenente-coronel Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, de 44 anos, assumiu o 19º BPM, da Zona Leste. Ela foi a primeira mulher a comandar um Batalhão no Estado, quando assumiu, em 2007, o 40º BPM de Estrela, no Vale do Taquari.

Hoje, Nádia conquistou o mesmo feito em Porto Alegre. Ela vai comandar a área que abrange a Lomba do Pinheiro, coberta pelo projeto Territórios da Paz. O local também recebe parte dos 75 policiais deslocados para a Capital para combaterem a alta no número de homicídios. Segundo Nádia, "é necessário aproximar o cidadão da BM".

Nove unidades

O CPC tem a responsabilidade de coordenar nove Unidades Operacionais subordinadas: o 1º, 9º, 11º, 19º, 20º e 21º BPMs, o 1º BOE, o 4º RPMon e o Ciosp. O coronel Alfeu Moreira, que comandará um efetivo de cerca de 2 mil policiais, disse que pretende trabalhar em busca de efetivos resultados. O comandante creditou como positivas as diferentes ações realizadas pela segurança por seu antecessor.

Ao cumprimentar os empossados com mensagens de sucesso, o presidente da Câmara  ofereceu a ajuda da Câmara ao Comando da Capital. O objetivo, segundo Zacher, é  "contribuir sempre para o benefício da qualidade de vida e da segurança dos cidadãos".

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)