plenário

Câmara aprova título de Cidadã a Olga Falceto

Defesa dos povos tradicionais de Matriz Africana. Na foto: Vereadora Sofia Cavedon
Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (19/12) o projeto de Lei do Legislativo 222/11 que concede o título de Cidadã à psiquiatra Olga Garcia Falceto. A proposta da vereadora Sofia Cavedon (PT) homenageia a psiquiatra que nasceu em Paris, em 1949.

Filha de pais exilados políticos da luta anti-franquista na Espanha, Olga chegou ao Brasil com apenas três anos, depois de viajar em um navio fretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para trazer refugiados políticos espanhóis que preferiram mudar da França para o Brasil. Em 1967, já estudante de Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), naturalizou-se brasileira. Também na Ufrgs, Olga fez Mestrado e Doutorado em Medicina.

Atualmente é professora e coordenadora geral e de pesquisa do Instituto da Família de Porto Alegre, chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina e professora associada da Ufrgs. Integra a Associação Brasileira de Psiquiatria, a Associação Brasileira de Psiquiatria da Infância, Adolescência e Família, a Associação Brasileira de Terapia Familiar, a Associação Gaúcha de Terapia Familiar e a Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

Na área de projetos, Olga desenvolveu a Rede Colaborativa de Saúde Mental e da Justiça, que, por meio de um fórum de discussão, focou nos problemas gerados pelas internações por ordem judicial.

Assessoria de Comunicação CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)