Sessão Solene

Psiquiatra Olga Falceto é cidadã de Porto Alegre

Olga (d) recebe diploma da vereadora Sofia  Foto: Leonardo Contursi
Olga (d) recebe diploma da vereadora Sofia Foto: Leonardo Contursi

Atendendo proposição da vereadora Sofia Cavedon (PT), a psiquiatra e professora Olga Garcia Falceto foi homenageada na noite desta terça-feira (22/5) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Em solenidade presidida pelo vereador Dr. Goulart (PTB), a professora recebeu o título Honorífico de Cidadã de Porto Alegre no Plenário Otávio Rocha da Casa.


Olga, de origem espanhola, chegou ao Brasil aos três anos de idade acompanhada dos pais. Em 1967, já estudante de medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS)  naturalizou-se brasileira.


Em sua manifestação, Sofia falou que Olga possui um extenso trabalho voltado a crianças e adolescentes. “Nossa homenageada tem toda uma história de luta que tem contribuído significativamente para a construção coletiva de um mundo novo”, disse Sofia, ressaltando que a cidade de Porto Alegre é que fica honrada em poder homenagear Olga. “É o nosso reconhecimento, através desta deferência”, falou a vereadora.


Olga agradeceu a homenagem dizendo estar honrada com o título que acabou de receber. “Porto Alegre é uma cidade especial, reconhecida internacionalmente pela participação de seus cidadãos em fóruns sociais e no Orçamento Participativo (OP)”, enfatizou Olga dizendo que sempre se orgulhou de morar na Capital dos gaúchos. “E agora mais ainda, pois, depois de 60 anos, a partir de hoje tenho carteirinha de cidadã.” Ela também falou dos pais. “O maior legado deixado pelo meu pai foi a fibra para lutar pelo que me parece justo e, de minha mãe, aprendi que há muitas formas de lutar por justiça.”


De acordo com seu currículo, Olga possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de mestrado e doutorado na mesma Universidade. Atualmente é professora e coordenadora geral e de pesquisa do Instituto da Família de Porto Alegre, chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


O deputado estadual Raul Pont (PT) representou a Assembléia Legislativa no ato e a doutora Ivortiz Tomazia Marques Fernandes o Foro Regional de Porto Alegre. O Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre esteve representado pela sua presidente Maria Cecília Medeiros de Farias Kother. O vereador Carlos Todeschini (PT) também se fez presente.

Regina Andrade (reg. prof. 9423)