Câmara assina Acordo de Cooperação Técnica com TRF4
Sistema Eletrônico de Informações (SEI) deve ser implantado na Câmara em até três meses.

A cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara Municipal e o Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (2/5) na sede do TRF4 e teve como objetivo a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Legislativo.
Conforme o presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores, o sistema é dinâmico, econômico e muito seguro, e o TRF4 já cedeu a tecnologia a diversos órgãos públicos do país, em estados como Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de racionalizar o uso de dinheiro. “Estamos em constate aperfeiçoamento, e esta é uma iniciativa para a administração pública. E com a Câmara da Capital é fundamental esta parceria, pois trará facilidade a todos os procedimentos administrativos e também legislativos.” Segundo o desembargador, o SEI já atende os poderes legislativo, executivo e judiciário e os principais setores estratégicos da sociedade.
A gestora técnica do SEI, Patrícia Valentina, explicou que o Sistema existe desde 2009 e já trouxe uma economia ao TRF4 de aproximadamente R$ 196 milhões, bem como, para os órgãos públicos que o utilizam, uma redução de R$ 2 bilhões. “O Sistema acompanha o fluxo atual de cada instituição, e o serviço é gratuito. Acreditamos que, nos próximos anos, o SEI trará outras funcionalidades que otimizarão os setores.”
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), o sistema virtual de processos administrativos desenvolvido e implantado pelo TRF4 será mais uma importante ferramenta de transparência adotada pelo Legislativo. “Esse é mais um compromisso assumido de inovação com a integralidade do SEI, trazendo parcerias como essa, com mais segurança e com a redução do papel, que impacta positivamente na sustentabilidade e no futuro vai economizar bons recursos para o legislativo municipal.”
Também estiveram presentes ao ato o diretor geral da Câmara, Omar Ferri Junior, o coordenador do SEI, Eduardo Tonetto Picarelli, e o assessor legislativo Darcy Palmeiro Sequeira.
Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)