Presidência

Câmara assina Acordo de Cooperação Técnica com TRF4

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) deve ser implantado na Câmara em até três meses.

Ato de assinatura de adesão ao SEI (Sistema Eletrônico de Informação), no TRF 4ª Região. Na foto, presidente do TRF e presidente da CMPA, Valter Nagelstein, com servidores das duas instituições.
Thompson Flores (e) e Valter Nagelstein debateram vantagens do sistema na racionalização do uso de recursos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara Municipal e o Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (2/5) na sede do TRF4 e teve como objetivo a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Legislativo.

Conforme o presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores, o sistema é dinâmico, econômico e muito seguro, e o TRF4 já cedeu a tecnologia a diversos órgãos públicos do país, em estados como Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de racionalizar o uso de dinheiro. “Estamos em constate aperfeiçoamento, e esta é uma iniciativa para a administração pública. E com a Câmara da Capital é fundamental esta parceria, pois trará facilidade a todos os procedimentos administrativos e também legislativos.” Segundo o desembargador, o SEI já atende os poderes legislativo, executivo e judiciário e os principais setores estratégicos da sociedade.

A gestora técnica do SEI, Patrícia Valentina, explicou que o Sistema existe desde 2009 e já trouxe uma economia ao TRF4 de aproximadamente R$ 196 milhões, bem como, para os órgãos públicos que o utilizam, uma redução de R$ 2 bilhões. “O Sistema acompanha o fluxo atual de cada instituição, e o serviço é gratuito. Acreditamos que, nos próximos anos, o SEI trará outras funcionalidades que otimizarão os setores.”

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), o sistema virtual de processos administrativos desenvolvido e implantado pelo TRF4 será mais uma importante ferramenta de transparência adotada pelo Legislativo. “Esse é mais um compromisso assumido de inovação com a integralidade do SEI, trazendo parcerias como essa, com mais segurança e com a redução do papel, que impacta positivamente na sustentabilidade e no futuro vai economizar bons recursos para o legislativo municipal.” 

Também estiveram presentes ao ato o diretor geral da Câmara, Omar Ferri Junior, o coordenador do SEI, Eduardo Tonetto Picarelli, e o assessor legislativo Darcy Palmeiro Sequeira.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)