Sessão Solene

Câmara concede o título de Cidadã à irmã Zélia Benvegnú

A homenageada se dedicou por 56 anos a ajudar crianças e adolescentes carentes

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre à Zélia Maria Benvegnú. Na foto, a homenageada, Zélia Maria Benvegnú na tribuna.
    "Congregação é minha segunda família", disse Zélia (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre à Zélia Maria Benvegnú. Na foto, o vereador proponente da homenagem, Mauro Pinheiro.
    Pinheiro propôs a homenagem (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta sexta-feira (29/9), no Plenário Otávio Rocha, a entrega do título de Cidadã de Porto Alegre à irmã Zélia Maria Benvegnú. A iniciativa da homenagem foi do vereador Mauro Pinheiro (REDE). A irmã Zélia celebrou 56 de vida religiosa consagrada na paróquia Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom), “extensão de seu trabalho”, como sempre diz a todos. Atualmente a instituição beneficia aproximadamente 1.200 crianças e adolescentes.

Pinheiro disse que a iniciativa é um reconhecimento justo e merecido, pois reflete a importância do trabalho social que realiza na Capital para a população que mais necessita. Segundo ele, a irmã Zélia, para atingir seus objetivos, sempre buscou parcerias com organizações afins. Entre elas, aquelas representadas pelo fórum de entidades, sempre se fazendo presente ou sendo representada. Também busca, igualmente, realizar a reciclagem e a atualização dos seus colaboradores, objetivando a realização de um trabalho mais qualificado. “Com a mesma força de vontade e a mesma garra de sempre, capta recursos, visita os mais diferentes espaços e, com seu sorriso aberto, sua sabedoria, seu carinho e sua amizade, cobra os melhores resultados de todos os seus colaboradores”, observou Mauro Pinheiro.


Homenageada

Irmã Zélia, de 77 anos, se emocionou com a homenagem e destacou que esse ato não é somente para seu mérito, mas de todos que a acompanharam nesta jornada. “A congregação é a minha segunda família, onde aprendi o caminho da felicidade. Agradeço a todas as crianças e jovens, que são a razão da minha vida”. A irmã disse também que sempre teve o apoio da Câmara e se sente representada como cidadã nesta Casa. “Senhores vereadores, tenho certeza que sempre serão nossos parceiros na ação social que desempenhamos nesta capital. Agradeço de coração a todos”

Também estiveram presentes o secretário estadual de Comunicação, Cleber Benvengú, representando o governo do Estado, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Denise Ries Russo - representando a Prefeitura -, a coordenadora provincial da Obra do Imaculado Coração de Maria, irmã Amélia Thiele, e a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Cinara Vianna Dutra, além de convidados.

Histórico

De origem italiana, a irmã Zélia Maria Benvegnú nasceu em 31 de dezembro de 1940, na cidade de São Domingos do Sul, no Rio Grande do Sul. Desde a infância, cresceu em uma família católica, que foi referência nos valores cristãos, éticos e morais de todas as suas ações. Nesse contexto, a irmã Zélia desenvolveu-se voltada para o bem comum, para a solidariedade, para o encontro com o próximo e com Deus.

Tornou-se aspirante em 22 de agosto de 1954, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Município de Vila Maria, no Rio Grande do Sul e em 2 de fevereiro de 1955, na comunidade Nossa Senhora da Glória, em Porto Alegre, iniciou seu postulado. Fez seus votos perpétuos em julho de 1962, na comunidade Dom Feliciano, no Município de Gravataí. Em 1976, concluiu o curso de Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A escolha pela assistência social esteve, em todos os momentos, intimamente relacionada à necessidade e à vontade de construir indivíduos capacitados para a legítima cidadania.

Em 1992, iniciou sua caminhada na comunidade Madre Bárbara, junto à Osicom, no Bairro Passo das Pedras, em Porto Alegre. Essa instituição é uma associação comunitária não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1961. Sua missão institucional segue os princípios de Bárbara Maix e concentra suas ações na formação integral de crianças e de adolescentes, oportunizando-lhes condições para o desenvolvimento de suas potencialidades, capacitando-os para o exercício da cidadania segundo os princípios de solidariedade, humanidade e respeito às diferentes manifestações de vida. durante sua trajetória como diretora-presidente da Osicom, sempre lutou pela melhoria das condições de vida das centenas de crianças e de jovens que lá buscaram acolhimento.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)