Sessão Solene

Câmara entrega título de Cidadão ao general de Nardi

De Nardi lembrou relação com Porto Alegre Foto: Maria Helena Sponchiado
De Nardi lembrou relação com Porto Alegre Foto: Maria Helena Sponchiado

O general-de-exército José Carlos de Nardi é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. A outorga do título, proposto pelo vereador Nilo Santos (PTB), ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (28/5).  O oficial integrou o Exército brasileiro desde março de 1961, e ocupou o posto de Comandante Militar do Sul até 30 de abril deste ano, quando passou à reserva da instituição. A Sessão Solene foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB)

O novo cidadão disse que a homenagem é “uma distinção ímpar, por receber a maior honraria para um cidadão não nascido em Porto Alegre”. De Nardi relatou que iniciou sua carreira no Exército, em Porto Alegre, por influência de seu pai. “Em 1961, segui os conselhos dele e entrei para minha vida na caserna aqui nesta querida cidade”, recordou.

O general ressaltou que em sua carreira militar suas atividades estiveram muito ligadas à Capital, e que em 2008, o posto de comandante militar do sul possibilitou sua volta a “esta magnífica cidade exemplo de progresso”. De Nardi acredita que as ligações dele com a cidade são tantas que se considera um embaixador de Porto Alegre. “Esta é a terra que parti muitas vezes, mas sempre com o desejo perene de voltar”, destaca

Já Nilo Santos destacou a trajetória e o currículo do homenageado e colocou que a carreira de militar não é uma tarefa fácil, e que só com apoio da família pode se ter o sucesso que José Carlos de Nardi alcançou no Exército. “Este é um homem vocacionado. Serve e protege as pessoas deste País. Esta é uma homenagem justa para um homem diferenciado.” Segundo Nilo, a vocação para servir se tornou em vocação para comandar e ensinar na vida do homenageado. “Ele não foi apenas um bom comandante, mas um bom pai ao ponto dos filhos quererem o seguir nesta carreira”, salientou.

Para Nelcir Tessaro, o general-de-exército possui feitos ao Estado e ao Brasil. Disse que o clube de Cidadãos de Porto Alegre ganha “um grande nome para trazer ideias a esta Casa”. Acompanharam a Sessão Solene os vereadores Sebastião Melo (PMDB) e Bernardino Vendrusculo (PMDB), além do secretário estadual da Administração, vereador licenciado Elói Guimarães (PTB), que falou em nome da governadora Yeda Crusius. O também general-de-exército Túlio Cherem, que substituiu de Nardi no Comando Militar do Sul, também estava na Sessão Solene.

José Carlos de Nardi
 
O novo Cidadão de Porto Alegre nasceu em 6 de janeiro de 1944, na cidade de Farroupilha, na Serra gaúcha. É casado com Romarí de Carvalho de Nardi, tendo dois filhos – Rafaelle de Carvalho De Nardi (major de Artilharia do Exército) e Tatiana de Carvalho De Nardi (2º tenente psicóloga do Exército) – e três netos. Incorporou às fileiras do Exército em 1º de março de 1961, na então escola preparatória de Porto Alegre. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1977, onde obteve o grau de mestre em aplicações militares, e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1981/82, quando obteve o titulo de doutor em aplicações, planejamento e estudos militares.
 
Em 1973, tornou-se bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Foi adido militar à embaixada brasileira em Santiago, no Chile, no biênio 1994/1995. Em 31 de março de 1998, foi promovido a oficial-general e nomeado comandante da artilharia divisionária da 6ª Divisão de Exército, sediada em Porto Alegre-RS. Assumiu, em 28 de novembro de 2008, a função de Comandante Militar do Sul, cargo que deixou em 30 de abril deste ano para ocupar a reserva do Exército.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)