Institucional

Câmara homenageia 75 anos do Jornal do Comércio

Câmara entregou hoje placa pelos 75 anos do Jornal do Comércio Foto: Tonico Alvares
Câmara entregou hoje placa pelos 75 anos do Jornal do Comércio Foto: Tonico Alvares

A Câmara Municipal homenageou nesta tarde (13/10) os 75 anos do Jornal do Comércio, transcorridos no dia 25 de maio. A data foi assinalada com a entrega de uma placa em solenidade no Salão Nobre do jornal que contou com a presença do presidente do Legislativo, vereador Sebastião Melo (PMDB), e de 11 vereadores de diversas bancadas, além da direção da Companhia Jornalística J.C. Jarros.

Melo destacou o caráter multifacetado do Jornal do Comércio. “As pessoas vivem na cidade e por isso é um veículo fundamental para o desenvolvimento da Capital porque também oferece generosos espaços diários”, afirmou. Lembrou que um dos principais projetos que tramita na Câmara – o Plano Diretor – é tema constante de matérias “que têm sempre como objetivo os interesses de toda a Capital”.

Homenagens

O líder do PSDB, vereador Cláudio Sebenelo, lembrou a relação afetiva com a direção do Jornal do Comércio, “famoso pela credibilidade e solidez conquistadas”. A líder do PT, vereadora Margarete Moraes, disse que o jornal conquistou respeito e admiração por ser democrático, sem preconceitos, isento e que abre espaço para todos. Já o vereador José Isamel Heinem, líder do DEM, destacou a importância da imprensa livre na América Latina, “fenômeno histórico que é um dos fatores determinantes do sucesso do Jornal do Comércio”.

O vereador João Carlos Nedel(PP) enfatizou o JC como jornal que veicula conteúdos de Contabilidade e Legislação. “Por isso, sua importância é fundamental para Porto Alegre e pára todo o Estado”, afirmou. O líder do PDT, vereador Ervino Besson, saudou a trajetória de conquistas de 75 anos sempre ao lado de Porto Alegre, “por isso a importância deste veículo para os porto-alegrenses”, reforçou. O vereador Dr. Raul, líder do PMDB, lembrou dos contatos com a fundadora do Jornal do Comércio, Zaida Jarros, que impulsionou e estimulou a modernização “em momentos que engrandeceram a cidade”.

Jornal

O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, agradeceu a homenagem da Câmara e disse que existe uma cobertura especial voltada aos interesses de todas as cidades. Lembrou que o caderno Cidades enfoca diariamente cerca de 30 municípios gaúchos. “Estamos emocionados porque sempre tivemos uma grande identidade com Porto Alegre. Por isso, ser homenageado pelo Legislativo da Capital se constitui numa grande honra”, acrescentou.

Participaram ainda da solenidade o diretor de Expansão da empresa, José Salimen, Jr.; o diretor Comercial, Luiz Borges, e o editor-chefe, jornalista Pedro Maciel, além de diversos diretores da Câmara Municipal.
 
Gilberto Jasper (reg. prof. 4.152)

Ouça:
Vereadores marcam 75 anos do Jornal do Comércio