Sessão solene

Câmara homenageia 9º BPM e 100 anos da Banda da Brigada

Comassetto (e), Maya e Zacher (d) Foto: Felipe Dalla Valle
Comassetto (e), Maya e Zacher (d) Foto: Felipe Dalla Valle
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene nesta sexta-feira (17/8), no Plenário Otávio Rocha, para homenagear os 57 anos do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e os 100 anos da Banda de Música da Ajudância Geral da Brigada Militar. Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), e o vereador Engenheiro Comassetto (PT) entregaram às mãos do comandante do 9º BPM, tenente-coronel Jorge Renato Maya, o diploma concedido pelos relevantes serviços prestados à cidade.

Mauro Zacher (PDT) destacou a atuação social da Brigada Militar, combatendo a violência nas ruas, que se dá principalmente pela ação de "grupos organizados e destemidos". Zacher ainda ressaltou que o 9º BPM tem "a missão complexa de agir em nome da sociedade" com sua capacitação técnica e humana, apesar das dificuldades pela falta de recursos humanos e orçamentários. "São homens e mulheres que lutam contra as adversidades, como falta de efetivo e de equipamentos adequados. São policiais que dão a sua vida para defender os cidadãos."

O presidente da Câmara também salientou a importância do trabalho desenvolvido pela Banda de Música da Brigada Militar, criada em 1º de fevereiro de 1912, "atuando como um algodão entre cristais no nosso delicado tecido social". Para ele, a Banda eleva o nome da BM em suas ações, participando de eventos sociais e comunitários.

Reconhecimento

Proponente da homenagem, o vereador Engenheiro Comassetto (PT) disse que a sessão solene significava o reconhecimento da Câmara e da sociedade à Brigada Militar como um todo, cuja corporação recentemente completou 174 anos de fundação. "O 9º BPM já nasceu ao som da Banda da Brigada, que já existia há 43 anos", observou Comassetto. O vereador também afirmou que "a dupla Pedro e Paulo", como antigamente eram reconhecidas as duplas de brigadianos que faziam a segurança nas ruas, "se mantém na memória dos gaúchos como exemplo de policiamento comunitário".

Comassetto destacou ainda que a Banda da BM comparece com frequência à Câmara para participar das homenagens prestadas pela Casa. "Esta homenagem visa destacar a dedicação da Banda à sociedade gaúcha", disse o parlamentar, lembrando que o grupo se faz presente nas mais diversas manifestações populares e eventos esportivos, cumprindo importante função social. Ele ressaltou que tanto o BPM quanto a Banda terão um grande desafio durante os jogos da Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre. "A homenagem que a Câmara presta ao BPM e à Banda é o reconhecimento da população à Brigada Militar."

Ao agradecer a homenagem, o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Jorge Renato Maya, disse que a corporação recebia a deferência da Câmara Municipal com grande alegria e satisfação. "É o reconhecimento ao trabalho desempenhado por homens e mulheres do Batalhão para, dia a dia, garantir a segurança da comunidade." Ele também saudou "a gloriosa Banda de Música da Brigada e seus cem anos de profícuo trabalho". Para ele, a Banda da BM "é o cartão de visita e portal de boas relações da Brigada", participando de muitos eventos sociais e técnicos, "trazendo alegria ao povo gaúcho, com excelentes serviços prestados em seus cem anos de existência".

O mestre da Banda de Ajudância Geral da BM, tenente Zonir Pereira Menezes, agradeceu o reconhecimento da Câmara ao papel desempenhado pelo grupo. Ressaltou que componentes que passaram pela Banda se fazem presentes na história da Brigada Militar "por terem levado à música a distantes rincões do Rio Grande do Sul". E completou: "Embora envergando a farda da Brigada, estamos realizando um trabalho social. Quando se fala na Brigada se lembra de segurança, mas também fazemos um trabalho de prevenção. A Banda chegou ao seu centenário independentemente de comandos e governos."

Também participaram da homenagem os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Haroldo de Souza (PMDB) e João Carlos Nedel (PP).

9º BPM

O 9º Batalhão de Polícia Militar fica localizado na Avenida Praia de Belas, nº 800, no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Ele atua na capital gaúcha e tem como área de responsabilidade os bairros: Cidade Baixa, parte do Menino Deus, parte do Praia de Belas, parte do Azenha, Farroupilha, Centro, Bom Fim, Independência, parte do Santana, Santa Cecília, Rio Branco, Moinhos de Vento, parte do Marcílio Dias, Floresta e São Geraldo, além de cobrir as ilhas de Porto Alegre (Ilha do Pavão, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha da Pintada, Ilha das Flores e Ilha da Casa da Pólvora).

Texto e edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)