Civismo

Caminhada Cívica da Bandeira chega a sua 16ª edição neste domingo

  • Bandeira do Brasil hasteada na entrada da Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso
    Cerimônia ao Dia da Bandeira tradicionalmente tem início na Câmara Municipal
  • Liga da Defesa Nacional realiza cerimônia do Dia da Bandeira, na Câmara Municipal
    Celebração de 2016 reuniu dezenas de pessoas na caminhada (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Terá início, neste domingo (19/11), a partir das 10 horas, no Largo das Bandeiras da Câmara Municipal de Porto Alegre, a 16ª edição da Jornada Cívica à Bandeira do Brasil. A cerimônia, promovida regularmente desde 2001 em comemoração ao Dia da Bandeira - celebrado nesta mesma data -, foi institucionalizada por lei municipal em 2006. Ao fim das comemorações no Legislativo da Capital, que incluem o canto dos hinos Nacional Brasileiro e da Bandeira, além de pronunciamentos de autoridades, é dado inicio a 16ª Caminhada da Bandeira.

Promovida pela Liga de Defesa Nacional, seção do Rio Grande do Sul (LDN/RS), a Caminhada da Bandeira parte da Câmara Municipal e segue por vias da cidade em direção ao Monumento do Expedicionário, no Parque da Redenção, onde é finalizada. Neste local, ao meio-dia, é hasteada a Bandeira do Brasil. Conforme lei nacional, exclusivamente em 19 de novembro o hasteamento ocorre neste horário de modo que o lábaro receba a luz do sol, em seu momento de maior intensidade, sendo o centro das atenções, e evitando que projete sombra solo o solo da Pátria.

Na cerimônia, a Câmara porto-alegrense será representada pelo vereador João Carlos Nedel (PP). Deverão estar presentes, também, da LDN/RS o seu presidente, coronel Marco Dangui Pinheiro; o ex-presidente, professor Júlio Cézar Benites Teixeira; o ex-presidente do Conselho Consultivo, brigadeiro Paulo Roberto de Carvalho Ferro; e o 1° vice-presidente, coronel Álvaro Raul Cruz Ferrera; além do professor Lineu Chemello, atual presidente do Conselho Fiscal da Entidade, entre outras autoridades e convidados.

Em caso de chuva, o início da cerimônia terá por local o interior do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal da Capital (Avenida Loureiro da Silva, 255).

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)