TV Câmara

Cine Câmara exibe Lamúria e Flores de 70 nesta sexta

  • Filme Lamúria.
    Cena de Lamúria, uma das obras com temática LGBT (Foto: Divulgação)
  • Filme Flores de 70.
    Flores de 70, que retrata o universo da Boate Flowers (Foto: Divulgação)
O Cine Câmara desta sexta-feira (13/7) abordará uma temática bem específica: a diversidade sexual. No primeiro curta, Lamúria, o diretor pernambucano Nathan Cirino trata, com delicadeza, poesia e sutileza, do despertar da sexualidade do personagem Bruno, que recebe a tarefa de compor um poema romântico em uma aula de literatura. O trabalho será também uma jornada de autoconhecimento e uma tentativa de expressar tudo aquilo que sente pelo professor da disciplina. A obra participou do Festival Close, em Porto Alegre, em 2012.

O segundo curta será o documentário Flores de 70, que retrata - em depoimentos de frequentadores, diretores, artistas e de seu proprietário, o comendador Dirney Messias, que se tornou mais tarde um ícone da noite porto-alegrense - o surgimento da primeira casa para o público LGBT da capital gaúcha, a Boate Flowers, situada na Praça Jaime Telles, que, paradoxalmente, tem seu auge no ápice do regime militar. A obra tem roteiro e direção de Vinícius Cruxen.

Todos os filmes apresentados no Cine Câmara, projeto desenvolvido pela TV Câmara de Porto Alegre, foram selecionados pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística (Fumproarte). Na semana que vem, as atrações serão os filmes Catadores de Sonhos e O Saber que a Gente Sabe.

O Cine Câmara é exibido todas as sextas-feiras, a partir das 21 horas, com reprises aos domingos às 13h30min e às segundas-feiras às 20 horas, pelos canais 16 da NET e 61.4 (digital aberto). Também é possível assistir ao programa pela Internet, no site oficial da Câmara Municipal de Porto Alegre (www.camarapoa.rs.gov.br), clicando aqui.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)