Tribuna Popular

Comunidade do Menino Deus não aceita uso compartilhado do Cete

  • Associação dos Amigos e moradores do bairro Menino Deus.Com os Oradores Sr. Jose Paulo de Oliveira Bar4ros e o Presidente Sr. Ivo Krauspenhar.
    Para Ivo Krauspenhar, o impacto negativo da transferência dos bombeiros para o Cete seria irreparável (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Associação dos Amigos e moradores do bairro Menino Deus.Com os Oradores Sr. Jose Paulo de Oliveira Bar4ros e o Presidente Sr. Ivo Krauspenhar.
    Paulo Barros destacou o papel da área no cuidado de crianças e adolescentes em vulnerabilidade (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Representantes da comunidade do Bairro Menino Deus ocuparam a Tribuna Popular, na sessão ordinária desta segunda-feira (4/6), para defender a permanência das instalações do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) no formato atual, sem redução da área destinada para as pessoas fazerem atividades esportivas. O Cete está localizado na Rua Gonçalves Dias, 618, na Capital. O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Menino Deus, Paulo Oliveira Barros, condenou a proposta do governo estadual que prevê o uso compartilhado do Cete com novas instalações projetadas para a Academia do Corpo de Bombeiros na mesma área.

No entendimento de Barros, é impossível colocar, num local onde existem centenas de crianças, uma piscina de oito metros de profundidade e sistemas de simulação de incêndio. O tanque profundo, segundo ele, é necessário para armazenar água e promover treinamento de mergulho profissional que faz parte da formação dos bombeiros que se especializam em salvamento em rios, lagos e mares. Barros destacou o papel da área no cuidado de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. “Tirar as crianças das ruas é impedir a cooptação pelo tráfico de drogas, dando o direito à cidadania”, advertiu o líder comunitário.

Liderança comunitária do bairro, Ivo Krauspenhar reforçou a luta política pela manutenção do Cete, informando que, nesta terça-feira (7/6), a Assembleia Legislativa irá instalar a Frente Parlamentar em Defesa do Cete. “Não somos contra ninguém. Os bombeiros são importantes para a cidade”, assinalou. “Porém, queremos o Centro no mesmo lugar”, emendou a liderança. Segundo Krauspenhar, o Cete atende 100 mil pessoas por mês. Por conta de sua importância, a comunidade do Menino Deus está lutando há dois meses pela permanência do centro ocupando a totalidade da área onde ele está localizado atualmente.  

Segundo Krauspenhar, o impacto negativo da transferência dos bombeiros seria irreparável, acarretando a derrubada de dezenas de árvores. De acordo com ele, os moradores não admitem que o Menino Deus seja afrontado dessa maneira, pois quem mora na região não se sente confortável com os bombeiros lá dentro. Ele afirmou que a cidadania precisa ser respeitada, e o equipamento (que reúne 20 modalidades desportivas) deve continuar do modo como sempre esteve. Os líderes assinalaram ainda que a comunidade do Menino Deus se propõe a participar materialmente da manutenção da área do Cete. 

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)