Sessão Solene

Delta Henriques recebe a Comenda Porto do Sol

A iniciativa da homenagem à líder comunitária da Zona Sul da capital foi do vereador Mauro Zacher (PDT)

Outorga da Comenda Porto do Sol a Delta Borges Henriques.
Delta e Zacher na cerimônia ocorrida nesta sexta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Por iniciativa do vereador Mauro Zacher (PDT), a Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou, na noite desta sexta-feira (23/6), Sessão Solene destinada a fazer a entrega oficial da Comenda Porto do Sol à senhora Delta Borges Henriques, por sua atuação comunitária no desenvolvimento do Bairro Tristeza e das Vilas Pedra Redonda e Assunção. “Sua ação junto a entidades como o Clube Jangadeiros, o Conselho de Desenvolvimento da Tristeza e o Clube de Mães Nossa Senhora das Graças são exemplos do seu envolvimento ao longo de uma trajetória de vida, sempre voltada ao bem comum”, destacou Zacher, que presidiu a sessão.

Zacher ressaltou que as homenagens propostas pelos vereadores são carregadas com a força política e representativa do conjunto da cidade, de todos os partidos, da cidade. “É um gesto de reconhecimento, um muito obrigado”, pela prestação de serviços comunitários e coletivos. “Que a medalha que estamos entregando, te motive a realizar ações que inspirem aos cidadãos a ser mais solidários e voltados à prática do bem comum”.

Emocionada, a homenageada agradeceu ao vereador Mauro Zacher e declarou que a sua formação cidadã nasceu do aprendizado feito na “escola Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, onde, em 50 anos eu aprendi muito e é a maior razão de eu estar aqui recebendo essa homenagem”. Delta disse que é uma mulher privilegiada. E cantou um trecho da música Emoções, de Roberto Carlos: “eu estou aqui vivendo esse momento lindo”.  

A neta da homenageada, Nicole Etchenberg, reconheceu que sua avó é um ser humano que está nesse mundo para fazer a diferença. Que as pessoas que convivem com ela têm o privilégio de ter um grande aprendizado. “Ela não é apenas a minha avó, é um pouquinho a avó de todos”.  Em nome do Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, Celanira Brambilla, também fez uso da tribuna e manifestou que o clube de mães chega aos seus 51 anos fruto do esforço de mulheres como a homenageada, “que é um exemplo de dedicação, responsável pelo crescimento da instituição.

A abertura da sessão foi feita com uma apresentação do Coral Graças Mil, sob a regência de Alexandro Ribas. Após, flores foram oferecidas à homenageada. Acompanharam a mesa dos trabalhos, além da nova comendadora, a sua neta Nicole Etchenberg e a presidente do Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, Celanira Antunes Brambilla.

História

Nascida em 27 de agosto de 1927, em Porto Alegre, filha de Orlando Borges, carpinteiro naval, e de dona Afonsina Soares Borges, florista, Delta Henriques iniciou sua vida profissional como secretária do Clube Jangadeiros, aos 17 anos de idade. Aos 21 casou com Luiz Henriques, que trabalhava nas Indústrias Micheletto S/A e com ele formou a empresa da família, a Mecânica Industrial Delta Ltda, na Rua Landel de Moura, e lá sempre se preocupou em proporcionar condições melhores de trabalho e convivência social aos empregados.

Foi nesse período que passou a atuar no Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza (CCD Tristeza) e das Vilas Pedra Redonda e Assunção, onde participou do conselho deliberativo e, entre outras conquistas, foi uma das mais ativas integrantes na luta pela construção do Colégio Padre Reus, instituição estadual de ensino médio, localizada na Avenida Otto Niemeyer. Também foi nessa época que recebeu o Troféu Pedra Redonda, sendo um reconhecimento ao trabalho desenvolvido naquela comunidade.

Como integrante do Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, já há 49 anos, chegou à presidência da entidade nos anos de 1969 e 1974, além de ter sido escolhida mãe do ano pelo clube, pela cidade e pelo Rio Grande do Sul, em 1980. Foi pelo Clube de Mães que Delta também fundou o jornal Conquista, o primeiro periódico do Bairro Tristeza, considerado o seu projeto mais importante, e se engajou na luta pela construção do Centro de Atendimento Infanto-juvenil (Caiju), por meio de matérias jornalísticas permutadas por fundos, as quais viabilizaram a edificação do projeto. Há sete anos deu início a uma mobilização pela revitalização do Parque Tristezense, obra realizada e entregue no ano de 2016.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)