Cultura

Espetáculo do grupo Oncoarte encerra Outubro Rosa

Mulheres cantam, dançam e recitam  Foto: Divulgação
Mulheres cantam, dançam e recitam Foto: Divulgação

As atividades alusivas ao Outubro Rosa em Porto Alegre encerram-se com o espetáculo de música, dança, teatro e vozes Redescobrir o Viver, do grupo Oncoarte, às 20 horas desta quarta-feira (31/10) no Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal da Capital. O grupo é formado por 15 mulheres que superaram o câncer de mama ou que estão em tratamento. No RS, estão previstos 4,6 mil casos da doença em 2012. O ingresso para o show é um quilo de alimento não-perecível.

 As integrantes do Oncoarte compartilham com o público uma mensagem de superação, coragem, otimismo e perseverança para enfrentar os obstáculos da vida. O grupo foi idealizado em 2010 pela fisioterapeuta e coreógrafa Iara Rodrigues, a partir de iniciativa da Clinionco Tratamento Integrado do Câncer, e faz apresentações gratuitas. Iara aposta no talento e na criatividade das pacientes para motivar as pessoas que passam por situação semelhante. “É maravilhoso contar com a força dessas guerreiras”, afirma.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa surgiu nos EUA, onde inicialmente aconteciam ações isoladas em cada Estado sobre o câncer de mama e a importância da mamografia. Com a aprovação do Congresso, outubro ficou instituído naquele país como o mês de prevenção da doença. Em 1997, entidades dos EUA começaram a comemorar a data e a divulgar ações de conscientização para o diagnóstico e o combate do câncer de mama. Eram realizados desfiles de moda e corridas ao ar livre com a utilização de laços rosas para chamar a atenção da comunidade e sensibilizar para a data. Hoje, também no Brasil, vários prédios públicos e privados são iluminados de cor-de-rosa para marcar a luta contra o câncer.

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações: (51) 8417-6944 e (51) 9974-5571, com Alexandre.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
com informações do jornalista Alexandre Cardoso