Homenagem

Câmara comemora Dia de Solidariedade ao Estado de Israel

Sessão lembrou criação de Israel Foto: Elson Sempé Pedroso
Sessão lembrou criação de Israel Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal comemorou nesta terça-feira (16/5) o Dia de Solidariedade ao Estado de Israel em cerimônia proposta pela vereadora Mônica Leal (PP). O presidente da Federação Israelita do RS, Abrahão Finkelstein, lembrou que vivemos num mundo conturbado, onde não existem garantias de vida e de liberdade. Abrahão lembrou que Israel já existia muito antes do nascimento do profeta Maomé e que por mais de três mil anos Jerusalém tem sido a capital dos judeus. “Mesmo assim, Israel foi o primeiro povo a reconhecer o direito da nação muçulmana”, ressaltou.

A proponente da homenagem, vereadora Mônica Leal (PP), disse que ações simbólicas como essa podem fazer a diferença na defesa do povo israelita. Recordou quando Osvaldo Aranha, em 1948, presidindo a ONU, decretou a criação do Estado de Israel. Mônica falou de valores históricos inerentes ao povo de Israel como tolerância, respeito e fé. O presidente do Legislativo, Dr. Goulart (PDT), recordou que teve sua formação no Colégio Israelita. Goulart lembrou do morticínio de judeus na Europa e observou que entre os sobreviventes estavam os judeus que vieram para o Estado, onde  fundaram sua comunidade.

O rabino Henry Sobel recordou que há poucos dias foi comemorado o 58° aniversário de Israel, que possibilitou aos judeus do mundo inteiro se agruparem em torno de uma bandeira e não mais em torno de um túmulo. “Israel não só tirou os judeus do exílio como também tirou o trauma que lhes acompanhava, além de alterar radicalmente o papel que os judeus vinham desempenhando há dois mil anos no palco da história.”

Por suas bancadas, falaram os vereadores Elói Guimarães (PTB) e  Sebastião Melo (PMDB). O secretário municipal de Planejamento,  Isaac Ainhorn, também falou, representando o prefeito José Fogaça.

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)