Homenagem

Tenente-Coronel da Brigada Militar recebe título de Cidadão

“Esse profissional dedicou seus últimos 30 anos de carreira à segurança do nosso Estado” disse o vereador José Freitas (PRB) ao entregar o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao tenente-coronel Egon Marques Kvietinski, em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (9/12), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. O vereador contou que teve o prazer de conhecer o tenente-coronel quando foi secretário municipal de Segurança. “Quis homenageá-lo por reconhecer seu trabalho e porque ele representa toda a Brigada Militar”, expôs, ao comentar que Kvietinski “sempre foi muito prestativo com todos os pedidos feitos pela Prefeitura” nas situações em que recorriam aos serviços da BM.
O tenente-coronel ingressou na Brigada em 1988, concluindo o curso superior de oficiais em 1991. Além disso, é formado em Direito, possui especialização em trânsito e fez o curso avançado de administração militar. Atualmente, é responsável pela segurança de cerca de 350 mil porto-alegrenses, dedicando-se às causas comunitárias por acreditar na ordem pública a partir de um processo de aproximação com a comunidade. “Obstinado em estratégias para prevenção da criminalidade, ele trabalha nas escolas com o objetivo de desenvolver a cidadania e afastar as crianças das drogas”, finalizou.

“Com muita honra recebo esse título”, explanou o tenente-coronel ao dizer que sua caminhada foi orientada por diversas pessoas e instituições que “me ajudaram, apoiaram e aconselharam para que eu conseguisse chegar no dia de hoje”. Kvietinski começou sua trajetória no Colégio Militar de Porto Alegre, que, depois da família, foi a instituição que mais lhe ensinou valores.

Ele também falou sobre as dificuldades que os policiais enfrentam na rotina de trabalho e afirmou que se pudesse “importaria o respeito que os outros países têm pelos seus policiais”. Segundo o tenente-coronel, o “pior sofrimento é perder soldados em combate, pois eles morrem defendendo a nossa sociedade”. Para finalizar, ele citou a frase “lembra de nós”, dita pelo rei Leônidas no filme 300: “Lembra dos nossos brigadianos”.

Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Cassio Trogildo (PTB), presidente da Casa, e Dr. Thiago (DEM), além do tenente-coronel Armim Hugo Muller Neto, representando o governador José Ivo Sartori, o secretário municipal de Segurança, Juarez Fraga, o representante do Comando Geral da Brigada Militar, coronel José Luis Ribeiro Paz, e o juiz-corregedor-geral da Justiça Militar do RS, Amilcar Fagundes Freitas Macedo.